• Home
  • Baleias-orcas avançam quase 50 km por rio em feito inédito no Alasca

Baleias-orcas avançam quase 50 km por rio em feito inédito no Alasca

0 comments

Duas orcas foram vistas em 4 de outubro no Rio Nushagak, no Alasca. Três animais desta espécie chegaram a uma distância de 48 quilômetros do oceano. Entretanto, dois não sobreviveram (Foto: AP)

Na última semana, três baleias-orcas (Orcinus orca), foram vistas por moradores em um ponto que é 48 quilômetros distante do oceano. Os animais nadavam pelo Rio Nushagak, ao sul da cidade de Ekwok, no Alasca.

O fato chamou a atenção do Serviço Nacional para Vida Selvagem e Pesca dos Estados Unidos, já que as baleias são provenientes de ambientes com água salgada e teriam alcançado uma distância sem precedentes em água doce.

Carcaça de baleia-orca foi encontrada em rio do Alasca no último dia 8 de outubro. Dos três mamíferos aquáticos observados por moradores e pelo serviço ambiental dos EUA, dois morreram de causas desconhecidas (Foto: AP)

De acordo com o departamento do governo norte-americano, os mamíferos aquáticos foram observados por moradores durante o percurso. Entretanto, no último sábado (8) dois animais apareceram mortos. As causas ainda são desconhecidas.

Segundo Alexandre Charpinel, biólogo do Instituto Orca, organização ambiental do Espírito Santo, as orcas têm o costume de sair da água salgada e ir para rios em busca de alimentos. “É um comportamento normal. Elas saem do mar, vão até ambientes onde ainda existem níveis de salinidade, mesmo que baixos, em busca de alimento e depois retornam para o oceano”, disse Charpinel ao Globo Natureza.

Entretanto, no caso dos animais do Alasca, o biólogo afirma que as baleias percorreram uma distância atípica, provavelmente buscando alimentos. “O que pode ter ocorrido algum problema na oferta de comida, mas não podemos afirmar que a causa da morte foi essa. É preciso estudar os animais para diagnosticar”, explica.

Fonte: G1

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>