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Nepaleses matam milhares de animais em sinal de devoção

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Os nepaleses começaram nesta semana a sacrificar milhares de animais do sexo masculino, provavelmente férteis, em sinal de devoção à deusa Parvati, que, segundo acreditam, exige como oferenda exemplares machos e com capacidade de procriação.

Os sacrifícios fazem parte do Festival de Dashain, que dura 15 dias, no qual os peregrinos lotam os templos.

(Foto: Reprodução/My Fox Illinois)

Os sacrifícios mais comuns são de bodes e galos, mas também há de patos e de búfalos, para os devotos que estão acostumados a comer carne. Em todos os casos, têm de ser animais do sexo masculino e, preferivelmente, férteis.

“As escrituras descrevem claramente que os animais devem ser imolados”, explica à agência Efe o especialista em religião hindu Baidyanath Sharma, referindo-se à crença popular de que Parvati só aceita sacrifícios de machos. “Acredita-se que os sacrifícios proporcionam a energia que necessitamos para qualquer atividade”.

O ritual é muito enraizado no Nepal, cujo antigo palácio real foi palco nesta semana de três oferendas maciças de 54 bodes e 54 búfalos. O número 54 se baseia em uma constante numérica: os dígitos cinco e quatro somam nove, o número mais alto, e do mesmo modo compõem a soma 108 (54+54), que também dá nove, somados seus números entre si (1+0+8).

Os sacrifícios contrastam com a tradição vegetariana do hinduísmo, religião majoritária no subcontinente indiano e que se baseia na reencarnação, cuja crença considera que a alma de uma pessoa pode renascer como um animal.

Mas nessas datas o Nepal se torna exceção à regra geral, já que durante a festividade os devotos do país costumam levar para casa o animal sacrificado para comer sua carne, depois de borrifarem com seu sangue a estátua da deusa.

Os brâmanes, a casta sacerdotal, também não rejeitam a carne. Segundo as escrituras hindus, os brâmanes podem chegar a perder seu status privilegiado se a comerem, exceto se a apresentarem previamente à deusa como oferenda.

Além das crenças religiosas, a prática despertou nos últimos anos protestos de grupos ambientalistas. Na semana passada, por exemplo, um ativista se fantasiou de Kali e recebeu oferendas de abóboras e frutas, mas os adeptos dos sacrifícios não se dão por convencidos. “As pessoas que criticam os sacrifícios não deixam de comer carne depois”, criticou Sharma.

Com informações de Terra

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  1. meu Deus, o ser humano é cruel demais,é totalmente doido,e ´so peço a Deus,que proteja os animais e os protetores que lutam pelo respeito e a vida dos animas,isso doi muito só de ver essa crueldade toda.rezo que chegue o dia em que os animais seram tratados com respeito

  2. Resumindo a carnificina:total barbárie e ignorância de um povo…basta às cruéis tradições, usando animais como objetos de “purificação interior” .

  3. sempre há justificativas para os atos selvagens: é tradição, é cultural, é….; no fundo é selvageria e mostra quem é efetivamente esse povo. espero que os pobres animaizinhos não sofram muito.

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