• Home
  • Filhotes abandonados viram uma saga para Polícia Militar de Campinas (SP)

Filhotes abandonados viram uma saga para Polícia Militar de Campinas (SP)

7 comments

Delegacia vai investigar o caso e delegada afirma que já esclareceu vários casos semelhantes (Foto: Janaína Maciel/AAN)

Oito filhotes de cachorro sem raça definida, mais conhecidos como vira-latas, foram abandonados em duas caixas de papelão em frente à Clínica Vet em Casa, no bairro Santa Genebra, em Campinas (SP), na manhã desta quarta-feira (28) expõe a gravidade do problema da posse responsável na cidade.

Um deles já foi adotado, mas o restante ainda espera por um lar definitivo. Por enquanto, os sete animais aguardam em lares provisórios – dois estão no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e cinco na Associação Amiga dos Animais de Campinas – após a peregrinação dos policiais militares para encontrarem um abrigo aos cães. A Delegacia de Proteção Animal vai apurar a denúncia de abandono registrada em Boletim de Ocorrência (BO) pelo veterinário Luiz Carlos Nunes Arruda Junior.

Filhotes abandonados em porta de clínica veterinária: crime com pena de detenção de três meses a um ano e/ou multa. (Foto: Janaína Maciel/AAN)

De acordo com o veterinário, ao chegar na sua clínica, por volta das 8h, ele se deparou com as caixas de papelão e os filhotes. O médico registrou o BO na Delegacia especializada e a Polícia Militar (PM) foi acionada, já que nos casos de abandono fica caracterizado o crime  em que o animal fica em uma situação sem tutor e a responsabilidade passa a ser do Estado.

Segundo o policial militar Denilson Inácio, a viatura levou os animais para a Delegacia, que não pôde ficar com eles por não possuir abrigo. ‘Voltamos à clínica, mas o veterinário também não ficou com os filhotes. Foi então que fizemos contato com o CCZ, que contatou várias associações para ajudar a abrigá-los. Ficamos das 9h até às 15h atendendo esta ocorrência’, informou o soldado.

Segundo a delegada titular da Delegacia de Proteção Animal, Rosana Vescovi Mortari, abandonar animal é crime previsto na Lei Federal 9605/98, no artigo 32, que trata sobre os maus-tratos. ‘E o abandono é um dos atos que são considerados criminosos’, afirmou. Ainda de acordo com ela, a pena pode ser a detenção de três meses a um ano e/ou multa. Neste caso registrado, a delegada relatou que dentro de uma das caixas havia uma nota fiscal da compra de um produto doméstico. ‘A investigação da polícia começa a partir destes indícios e tudo o que tiver ao nosso alcance para chegar a essa pessoa que abandonou os cães será feito. Também falaremos com a vizinhança da clínica para checar se alguém viu esta pessoa.’

Ainda de acordo com a delegada, investigações já levaram a pessoas que praticaram o ato criminoso. ‘Tivemos vários casos que vizinhos anotaram as placas do veículo e chegamos até a pessoa. Alguns até confessam e todo o processo é encaminhado para o juiz.’

Para a delegada, em nenhuma hipótese uma pessoa deve abandonar um animal. ‘A população deve colaborar com o poder público, com as entidades de proteção aos animais e procurar auxílio antes de agir desta forma sem conscientização. É válido ressaltar que as pessoas também têm que saber que existem punições e lei que deve ser cumprida.’

O veterinário informou que casos de abandono são comuns. ‘Mas a clínica não pode recolher, especialmente filhotes saudáveis, em razão do nosso ambiente hospitalar. As pessoas precisam ser estimuladas à adoção responsável’, acredita. Nos dois abrigos provisórios, o objetivo é que os interessados em adotar, pratique o ato de cidadania de forma rápida. ‘A imunidade materna destes animais já acabou. Desta forma, eles precisam de um lar definitivo e rápido, já que onde estão ficam vulneráveis’, informou a presidente da Associação, Ingrid Menz.

Adoção

Aos interessados em adotar um dos filhotes podem obter informações mais detalhadas no Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone (19) 3245-1219 ou pelo e-mail: saude.zoonoses@campinas.sp.gov.br ou ainda ir pessoalmente na Rua das Sapucaias, s/nº, no bairro Vila Boa Vista. O site do CCZ é www.cczcampinas.sp.gov.br . Na Associação Amiga dos Animais, o interessado pode enviar um e-mail: aaac@aaac.org.br. Neste domingo (2/10), a Associação também fará a Feira de Adoção no portão 2 da Lagoa do Taquaral, das 9h às 14h.


Fonte: RAC

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É muito bom ver q a polícia esta fazendo seu trabalho, e tomara q pegue logo a pessoa q abandonou os bichinhos e de uma lição..
    por isso q digo q temos q fazer a nossa parte, ajudar no que podemos e denunciar maus tratos, abandono, violência….

  2. A pena é sempre muito branda aqui no Brasil. Deveriam ser presos e sem direito a fiança ou pagamento de multa. E ainda sou a favor do olho por olho…

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>