• Home
  • Alterações climáticas levam baleias a interagirem com outras espécies

Alterações climáticas levam baleias a interagirem com outras espécies

0 comments

Foto: Divulgação/ GS

O derretimento do Ártico está levando as populações de baleias,que antes viviam separadas, a interagir, de acordo com dados de satélite. Segundo o Instituto de Recursos Naturais da Gronelândia (IRNG), a passagem noroeste – entre o Atlântico e o Pacífico – tem chamado a atenção por um recuo recorde do gelo do mar, um movimento causado pela mudança do clima.

Há um dado curioso em todo este processo. O derretimento do gelo cria novas rotas, mais curtas, entre a Ásia e a Europa, para as baleias.

Há algum tempo, o aparecimento de uma baleia cinzenta nas costas de Israel e Espanha pareceu sugerir a evidência de uma mistura entre os dois oceanos, mas a equipe do IRNG observou a sobreposição de populações devido a esta rota marítima.

De acordo com Mads Peter Heide-Jorgensen, do IRNG, foram etiquetadas duas baleias em 2010. Uma vinha da população de Bering-Chukchi-Beauforte, no Alaska, e a outra do estreito de Baffin-Day-Davis, perto do Canadá. Em Setembro de 2010, as duas baleias cruzaram-se no Canal Parry, no arquipélago ártico canadiano.

“Os movimentos documentados de baleias-da-groenlândia na Passagem Noroeste são talvez um primeiro sinal de que outros animais marinhos estão começando a encontrar-se entre os oceanos Pacífico e Atlântico, através do Ártico”, escreveram os autores do estudo, segundo a Nature.

“Alguns desses encontros podem ser mais difíceis de detectar, mas impactos ecológicos mais significativos podem ocorrer se o Ártico, livre de gelo, se tornar um corredor de dispersão entre os oceanos”.

Fonte: Green Savers

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>