• Home
  • Queimadas se espalham em serra no interior de SP e ameaçam a vida de vários animais

Queimadas se espalham em serra no interior de SP e ameaçam a vida de vários animais

0 comments

Estiagem provocou incêndios na Serra do Japi e destruiu lavoura, fauna e flora. Dificuldade de acessos na região dificulta trabalho de bombeiros.

Uma série de incêndios está atingindo a Serra do Japi, no interior de São Paulo, uma área de mata atlântica.

Um filhote de gato do mato se perdeu da mãe durante o incêndio e foi resgatado (Foto: Rede Globo)

O fogo se espalha por uma região onde não chove há mais de 20 dias. “Às vezes, a gente está combatendo um incêndio e já tem outra chamada. Geralmente a equipe é divida e vai combater os dois, mas quando não dá, apagamos primeiro um e depois vamos para o outro”, conta o guarda municipal Manoel Ferreira da Silva.

É difícil controlar o fogo na floresta. Os acessos são muito difíceis. Quando conseguem apagar o fogo em uma área, rapidamente as chamas se espalham para outra localidade.

A serra abrange quatro municípios do interior de São Paulo e foi declarada reserva da biosfera pela Unesco, pela variedade de animais e plantas. É considerada um santuário de felinos. Os animais que sobrevivem às queimadas recebem cuidados de uma ONG. Um filhote de gato do mato se perdeu da mãe no meio do incêndio.

“Ele perdeu a função dele na natureza, está fadado ao cativeiro. Não tem esperança nenhuma de voltar à vida livre, já que ele perdeu todo aprendizado da mãe dele e sem isso ele não conseguiria sobreviver nem caçar”, diz o veterinário Evandro Canelo.

Um veado catingueiro foi salvo, mas também perdeu a liberdade. Um cachorro do mato teve parte da orelha queimada.

Longe da serra, incêndios provocaram estragos na lavoura. Em Iperó, um produtor perdeu 500 pés de frutas. Em São Miguel Arcanjo, três mil pés de uvas viraram cinzas. “Queimou tudo. não sobrou nada. Um prejuízo de R$ 40 mil’, lamenta um produtor rural.

Clique aqui para ver o vídeo da reportagem exibida pela Rede Globo.

Fonte: Jornal Floripa

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>