• Home
  • Peixe-boi que encalhou no RN chega a centro de reabilitação no CE

Peixe-boi que encalhou no RN chega a centro de reabilitação no CE

1 comments

Um filhote de peixe-boi, com 15 dias de nascido, 1,17 m de comprimento e 25 kg, resgatado na última segunda-feira (19), em Grossos (RN), chegou nesta quinta-feira (22), ao Ceará.

O animal, apelidado pelos pesquisadores potiguares de “Branca”, será tratado no Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM), da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS), situada na Colônia Ecológica do SESC, no município de Caucaia.

“Branca”, cuja espécie corrre risco de extinção, deve permanecer em recuperação no local até que esteja saudável o suficiente para ser transportado de avião até Recife (PE), onde continuará o tratamento  no Centro de Mamíferos Aquáticos – CMA/ICMBio. Este é o terceiro filhote de peixe-boi a encalhar na região da divisa marítima entre o Ceará e o Rio Grande do Norte.

Desde que foi resgatada, “Branca” foi alimentada com uma fórmula láctea e diagnosticada com desnutrição e infecção. Uma equipe de pesquisadores do Rio Grande do Norte também procurou localizar a mãe do filhote, mas sem sucesso.

CE terá 2º centro de reabilitação de peixes-boi no País

De acordo com a assessoria de comunicação da Colônia Ecológica do Sesc Iparana , “a partir do 2º semestre de 2012, todos os filhotes de peixe-boi resgatados com vida no litoral do Ceará e oeste Potiguar serão reabilitados no novo CRMM, gerenciado pela Aquasis. Esta estrutura será a 2ª no Brasil para a reabilitação dessa espécie de mamífero e a 1ª  não governamental. O centro terá capacidade para reabilitar até 9 filhotes ao mesmo tempo”.

Os animais que estiverem em tratamento no local, ficarão até um ano e meio e depois ficarão mais seis meses em processo de readaptação no município de Icapuí, em ambiente natural, sob supervisão do Centro. Por fim, os peixes-bois receberão um equipamento de rastreamento antes de serem soltos em definitivo.

Fonte: Diário do Nordeste

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>