• Home
  • Gatos de cemitério ganham abrigo, em Jundiaí (SP)

Gatos de cemitério ganham abrigo, em Jundiaí (SP)

10 comments

O cemitério Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí (SP), ganhou recentemente algumas melhorias para evitar a proliferação de gatos e, ao mesmo tempo, dar mais qualidade de vida aos animais que vivem no local. Na semana passada, o cemitério ganhou cinco alojamentos para os animais, compostos por abrigos, compartimento para ração e até bancos de areia. O cemitério sempre foi alvo de reclamações, já que os gatos costumavam sujar os túmulos.

“Com isso, evita-se que os gatos urinem e defequem nas jardineiras dos túmulos. Havia reclamações sobre isso antes”, confirma Raquel Cristina Pereira, voluntária que auxilia no projeto de castração dos gatos. “Agora, a situação é outra, pois houve uma melhora na condição para os gatos.”

Voluntários

Uma voluntária custeou a construção das casinhas e é patrocinadora do projeto de castração. Outra voluntária põe ração no alojamento para os gatos diariamente. E uma equipe de quatro pessoas, incluindo Raquel, faz a captura dos animais para castração – realizada por um veterinário.

Adoção

Até agora, já foram castrados 116 gatos e acredita-se que haja mais 15 para passar pelo procedimento. Os voluntários já conseguiram doar – estimulando a população por meio de faixas de conscientização expostas na entrada do cemitério – 26 filhotes e três gatos adultos.

Os animais castrados recebem uma tatuagem na orelha para identificação e controle. Quando as castrações da população de gatos do cemitério forem concluídas, provavelmente em outubro, gatos que vivem no entorno deverão ser castrados também, para evitar a proliferação. “Muitos gatos de vivem nas casas do entorno do cemitério entram para procriar com os que vivem lá. Já andamos conversando com os moradores que têm gatos e eles estão achando boa a ideia da castração também”, diz Raquel.

Fonte: Portal JJ

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pena que mais uma vez contamos apenas com a iniciativa privada… claro que os voluntários estão de super parabéns, mas está na hora dos estados e municípios criarem programas que realizem a castração e abrigarem estes seres!

  2. Eu vi os gatinhos lá no cemitério, falei com a Raquel e já castraram mais de 120 gatos agora.
    Os alojamentos são lindos e bem limpinhos, muito diferente do que tinham antes.
    Elas estão doando os gatos mais dóceis.
    É um trabalho e tanto.
    Parabéns à Fátima e Raquel, mãe e filhas unidas pelos animais.

  3. Gostaria de poder entrar em contato com a Raquel para ser orientado uma vez que, onde moro, existem vários gatos que encontram-se nas imediações da minha residência e estou com dificuldade de capturá-los para que possam ser castrados. Portanto, se for possível envie número de telefone para contato. desde já agradeço.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>