• Home
  • Resgate consegue desencalhar filhote de baleia franca em SC

Resgate consegue desencalhar filhote de baleia franca em SC

7 comments

O filhote de baleia franca foi desencalhado na quinta-feira (Foto: Fabricio Escandiuzzi/Especial para Terra)

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental conseguiram desencalhar o filhote de baleia franca de quatro toneladas que estava na praia de Pântano do Sul, em Florianópolis, desde a manhã de quarta-feira. A segunda tentativa de resgate ocorreu por volta das 15 horas desta quinta-feira – para aproveitar a subida da maré – e foi acompanhada por cerca de mil pessoas.

Um rebocador com dois motores e jet skys foram usados para retirar a baleia da área de arrebentação. O animal se debateu bastante e, quando finalmente chegou a uma área segura, mostrou a cauda e as nadadeiras para o público. Muitos que acompanhavam o resgate choraram e se abraçaram quando a baleia foi libertada.

De acordo com a veterinária da ONG R3 Animal, que assessora a Polícia Ambiental catarinense, a baleia apresentava pequenos ferimentos no corpo, que não representam risco à sua saúde. “Ela está bem e vai se recuperar. É uma emoção muito grande, uma vitória, conseguir devolver a baleia ao mar. Isso acontece, mas é muito difícil que um animal desses sobreviva a um encalhe”, disse. “Tentamos ontem e não conseguimos, mas hoje o rebocador auxiliou e conseguimos”, completou.

Com os jet skis os bombeiros catarinenses tentaram desamarrar a baleia e afastá-la da costa. O animal ainda será monitorado pelos próximos dias pelas equipes de biólogos do Instituto Baleia Franca para avaliar as condições de sua saúde.

Com mais de quatro toneladas e cerca de seis metros de comprimento, a baleia franca foi encontrada na praia do Pântano do Sul na manhã desta quarta-feira, feriado de Independência. O animal ficou preso em um banco de areia na área de arrebentação, a menos de 50 m da praia, e foi encontrado por um pescador. O filhote integrava um grupo de cinco baleias que tem sido observado no local deste a última segunda-feira.

Fonte: Terra

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. QUE ALEGRIA, QUE VITÓRIA. Ontem qdo vi a notícia fiquei mto triste, achei que seria mais uma história de encalhe de baleias que terminam de forma triste sem ter mto o que se fazer :(, agora hoje entro aqui e vejo uma notícia maravilhosas dessas, que glória… que ela seja mto feliiizz e que agora fique vem longe da costa. Parabéns a todos os envolvidos que salvaram mais uma vida!

  2. SÓ PODERIA TER CIDO MAIS RAPIDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!A TV PEDE P QUEM TEM BARCO GRANDE IR LA AJUDAR E NINGUEM APARECE!!1APENAS 2 BARQUINHO DE PESCA,E AINDA A MARINHA COM O REBOQUE DEMORA 1 DIA P TOMAR ATITUDE!!!!!!!!!!!!!!!AINDA BEM QUE CONSEGUIRAM RESGATAR A BALEIAZINHA!!!!!!!!!!!!

  3. sim, que a pobre baleinha siga em paz, pobrezinha. é uma ótima notícia, mas fiquei com muita raiva de ler o meio do texto.
    está lá. ameaçazinha velada, tocando o terror, já avisando de antemão que próximas baleias morrerão, mesmo tendo ficado comprovado que é possivel sim resgatar um peixinho gordinho feito a baleia.

    sabe é como voce levar um cão no veterinário e a rameira dizer: não tem jeito não. está com com doença renal, mesmo tendo dito na consulta anterior que com os rins estava tudo bem, passa uma dieta toda errada.

    você fica paralisado diante disso.

    difícil sobreviver a um encalhe deve ser você minha filha, vai lá gastar seu tempo egoísta todo com seu marido antes que alguma mui amiga sua o tome de você.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>