• Home
  • Bombeiros capturam macaco bugio no MS

Bombeiros capturam macaco bugio no MS

0 comments

O Corpo de Bombeiros de Corumbá capturou um macaco da espécie bugio ontem (24), no bairro Aeroporto. De acordo com a Central de Operações do 3º Grupamento, o macaco foi capturado após aparecer nas proximidades de uma casa na rua Duque de Caxias com Marechal Floriano.

O animal estava ferido, parecia ter sido alvo de pedradas, e foi entregue aos cuidados da Polícia Militar Ambiental (PMA). Um segundo macaco, da mesma espécie, que também apareceu naquela localidade, conseguiu fugir dos bombeiros.

Um animal que também pertence à fauna do cerrado é o macaco bugio. É um primata do gênero Alouatta. O animal pesa em média 9 kg, sua cauda chega a medir 80 cm e seu corpo chega a 70 cm de comprimento. Possui uma vasta barba e por isso também é conhecido como “macaco barbado”.

Existem 8 espécies desse animal desde o México até a Argentina. Seu habitat pode variar de florestas úmidas a cerrados e caatingas. Vive principalmente nas árovres a 10 ou 20 metros de altura onde se equilibra com auxílio de sua grande cauda. A espécie que habita o Brasil é conhecida como Alouatta Fusca.

Os bugios andam em bandos de até 15 macacos, sem distinção de sexo ou idade e seus hábitos são diurnos. Alimentam-se de folhas, frutos, brotos, flores, caules e trepadeiras. A gestação dura de 185 a 195 dias, nascendo 1 filhote a cada vez. A fêmea carrega o filhote até 20 meses, quando ele é desmamado e integrado ao grupo para sair em busca de alimento.

O bugio (também conhecido por guariba, barbado ou macaco-uivador) está entre os maiores primatas neotropicais. Sua pelagem varia de tons ruivos, ruivo acastanhados, castanho e castanho escuro. No caso da subespécie Alouatta guariba clamitans, os machos são vermelho-alaranjados e as fêmeas e jovens são castanho escuros. Ele é famoso por seu grito, que pode ser ouvido em toda a mata.

Fonte: Correio do Estado

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>