• Home
  • Cães e gatos são castrados e recebem microchips, no PR

Cães e gatos são castrados e recebem microchips, no PR

3 comments

Para controlar a superpopulação de animais e diminuir a incidência de zoonoses em São José dos Pinhais (PR), a Prefeitura já está fazendo a castração e implantação de microchips nos cães e gatos que foram cadastrados no Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felina.

Lilica foi a primeira cadela cadastrada a passar pela cirurgia de castração, na última sexta-feira (22). Na segunda-feira (25) ela já estava feliz da vida e brincando com a tutora, Célia Maria Benatto.

São 550 cachorros e 237 gatos cadastrados no Programa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Antes de serem castrados, os animais e os tutores devem passam por algumas etapas necessárias. “Os tutores devem passar por um minicurso sobre Guarda Responsável e Bem Estar Animal, que é um condicionante do processo”, explica a secretária municipal do Meio Ambiente, Edilaine Vieira.

Após o minicurso, funcionários da Secretaria e residentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) fazem uma visita às residências para verificar as condições de onde vivem os animais, aplicar as vacinas antirrábica e óctupla, o antipulgas e fornecer vermífugo. Além disso, eles também dão orientações aos donos sobre os cuidados adequados com os animais.

A cirurgia de castração tem duração estimada de 15 minutos, no caso dos machos, e 30 minutos, para as fêmeas. O pós-operatório exige uma série de cuidados. Em clínicas particulares, o preço médio da cirurgia – que está sendo feita gratuitamente pela Prefeitura – é R$ 100 para cães machos e R$ 150 para fêmeas. O valor que varia de acordo com idade e raça do animal.

Fonte: Bem Paraná

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Me belisquem! Eu não acredito q isto está acontecendo no Brasil! Eles dão vacinas tbm? Meu Deussss, é um milagre!

  2. o homem fez a sua parte, nessa história com responsabilidade, e seguridade a esses animais, agora o senhor deus, poe a sua bencao, para que cada um desses sortudos possam encontrar um lar, e serem felizes! sem procriar de forma descontrolada! parabéns aos orgaos que participaram dessa boa conduta!

  3. Quando o poder público quer, ele faz.
    Dinheiro , todo mundo sabe que não falta! Se faltasse, ninguém queria ser político, né???

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>