Por Natalia Cesana (da Redação)

A escola Oak Grove, em Paragould, no Estado de Arkansas (EUA), está implementando um novo curso relativo aos animais, cujo objetivo é não só ensinar às crianças como cuidar, mas a reconhecer sinais de crueldade praticada contra os animais.
A escola fez um projeto-piloto no ano passado e pretende integrar o novo currículo às atividades da escola no próximo ano letivo. “Esperamos que, por meio da conscientização, os abusos animais diminuam. Aprendendo quando se é jovem, eles poderão pôr um basta nisso”, disse a instrutora Brandi Russom ao site Kait8.com.
O curso é chamado Muttigrees. As crianças são capacitadas a se envolver com a organização local PAWS – People Helping Animals, além de aprender sobre o funcionamento dos abrigos, como tomar conta adequadamente dos animais e identificar casos de abusos.
“Eles precisam saber o que fazer. Ligo para quem? Eles precisam saber que a polícia deve ser avisada do que aconteceu e como eles podem ajudar a prevenir esse tipo de crime”, explicou Russom.

O alvo do curso são as crianças do jardim da infância até a 6ª série (4 a 12 anos). Esta semana os garotos tiveram uma mostra do que será o programa. “A pior coisa do mundo que alguém pode fazer para um animal é abusar dele. Se você tem um animal, você precisa dar água, comida e fazê-lo ter certeza de que você tomará conta dele”, disse Hailey Beliew, de 9 anos.
“Nós aprendemos que, se você tem um animalzinho, é importante ser responsável por ele. Aprendemos também o que acontece ao cachorro se nós colocamos um monte deles juntos, como as pessoas que os colocam para brigar”, disse Alec Humblet, aluno de 12 anos.
Russom espera que, ensinando a ter empatia pelos “amigos peludos”, eles mandem uma grande mensagem para as outras crianças sobre como tratar um dos outros. “Eles podem perceber que os animais também precisam de amor e assim aprenderão a respeitar as outras pessoas”, disse.
As aulas foram desenvolvidas pela Fundação Pet Savers e pela Universidade de Yale – Escola do Século XXI. Outras três escolas de Paragould participarão do programa.
Iniciativa maravilhosa!
Maravilhoso! Bom seria se fosse aplicado em todos os países!
MUITO BOM! SERIA ÓTIMO TER PROGRAMAS COMO ESSES AQUI EM ARAÇATUBA – SP