• Home
  • Livro infantil sobre o respeito à natureza e aos animais será lançado em Porto Alegre (RS)

Livro infantil sobre o respeito à natureza e aos animais será lançado em Porto Alegre (RS)

0 comments

Sinara Foss
sinara@sinarafoss.com
Divulgação

Aventuras de Sissi e Sua Turma no Futuro

Resenha de Cristine Martin

A linda e simpática cadelinha Sissi já contou sua história no livro “Divagações de Sissi”, e agora ela está de volta com uma aventura surpreendente no futuro.

“Sissi e sua turma no futuro” é o livro mais recente de Sinara Foss, e terá seu lançamento oficial no evento Estilo Bicho da ONG Bicho de Rua que  acontece de 13 a 17 de julho, das 11h às 22h, no Bourbon Shopping Country – Átrio 3º andar  em   Porto Alegre (RS). O Lançamento será  dia 16 de Julho das  2 as 4 da tarde! Não perca essa chance e vá lá pegar o seu exemplar  autografado!

Com linguagem gostosa e acessível ao público infanto-juvenil, o livro também agradará aos adultos, especialmente àqueles preocupados com as consequências que as ações atuais da humanidade terão sobre nosso planeta.

Os animaizinhos Sissi, Henry, Floppy, Blue, Runa, Maggie, Tiger e Lancelot vão parar no ano de 2050 através de uma lareira mágica e misteriosa e encontram um mundo muito mudado, e nem sempre para melhor. Além da alegria de reencontrar a família, eles ficam sabendo das consequências que desastres ambientais sucessivos, decisões e atitudes equivocadas e maus hábitos causaram para pessoas, animais e todo o ecossistema.

“O Henry engole em seco e a Floppy treme tanto que a gente treme junto.

– Não vaamos nos desesperaaar! Vaaamos continuaaar e descobriiiir o que estááá aconteceeendo. Para tuuuudo existe uma explicaçãaaaao plausíveeeeel!– Pede Blue, se dirigindo a todos.

– Acho que podemos ir embora pra nossa casa – Diz Maggie, começando a ficar com medo também.

– Vamos investigar! Vamos! – Pede Tiger pulando, não se contendo de vontade de bisbilhotar por lá

– Vamos esperar! Viemos até aqui e vamos descobrir o que isso significa. Se essa é a biblioteca da Sinara, vamos ver como ela está, como estão as coisas, que tempo é esse onde nós estamos. – Fala Sissi, que lidera a expedição.

– Como podemos estar aqui com a Sinara e chegarmos aqui pela lareira? A gente pode estar em dois lugares?  – Pergunta Maggie, com seus grandes olhos verdes. – Minha cabeça vai dar um nó!”

As pessoas que se preocupam com o impacto de nosso modo de vida sobre o meio ambiente irão gostar deste livro, que assim como “Divagações”, tenta criar uma nova consciência nas pessoas, e mostrar que as atitudes de todos são importantes para mudar nosso mundo para melhor ou para pior. Como diz Sissi, “Vamos confiar que  a raça humana é mais inteligente do que pensamos e que ainda vão se dar conta de tudo o que estão fazendo…”

Gostei muito da história, e fiquei emocionada na cena do reencontro. Podemos perceber que a autora escreveu com o coração e quis transmitir uma mensagem importante de forma ao mesmo tempo pessoal e objetiva. Cada animal tem sua personalidade, seu jeito de falar, e Sissi é a mais velha, sensata e preocupada em manter a segurança do grupo e em avisar sobre os perigos que ameaçam o meio ambiente. Quem leu Divagações já conhece essa simpática turminha e sabe das preocupações de Sissi e de toda a família com o bem estar dos animais, a preservação do meio ambiente e a educação das pessoas quanto a estes assuntos. Neste livro esses temas também estão presentes.

“Gabriel, sério, de cenho franzido, fala a todos.

– Pessoal, o que houve realmente é difícil de precisar. Mas o que quer que tenha acontecido, temos que usar em beneficio da humanidade, do bem maior de todos. De alguma maneira eles viajaram no tempo.  Assim como eles chegaram aqui, eles podem voltar.

Como todos mantinham a atenção nele, ele continuou:

– Vamos pensar em uma maneira de mandá-los de volta com um recado, com um aviso a nós mesmos lá no passado.  Para quem sabe tentarmos mudar o futuro, ou seja, o nosso presente!”

Além da proteção animal, outro assunto que me interessa muito é a preservação do meio ambiente através de atitudes sustentáveis. Somente com a participação de todos, cada qual fazendo a sua parte, conseguiremos impedir ou retardar a destruição dos ecossistemas que conhecemos. Tais destruições serão irreversíveis, e infelizmente a humanidade aproxima-se cada vez mais desse ponto crítico com o estilo de vida que preza mais o consumo e o conforto que o respeito à natureza.

Neste contexto, livros como os de Sinara Foss são importantes para auxiliar na educação de crianças e jovens, para que as novas gerações possam crescer tendo incorporado valores positivos e, quando adultos, tenham um papel decisivo na proteção de nosso mundo. A educação e a divulgação de informações são muito importante nesse processo e livros, filmes, programas de TV, sites, blogs, games, desenhos animados são todos meios úteis para a criação dessa nova consciência

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>