• Home
  • Grupo de golfinhos é avistado no estuário do rio Tejo

Grupo de golfinhos é avistado no estuário do rio Tejo

0 comments

Divulgação

Foi avistado no sábado um grupo de golfinhos, Delphinus delphis, no Estuário do Tejo, em Portugal, às 9h05 pelos passageiros da embarcação Zavia, dirigida pelo skipper Vítor Novais Gonçalves. Os animais se aproximaram do veleiro e nadaram junto à proa enquanto o barco se deslocava.

O golfinho-comum é uma espécie oceânica com uma ampla distribuição mundial que inclui as zonas de águas temperadas e tropicais do oceano Atlântico. No Mar Negro, a espécie pode ser encontrada tanto em mar alto como perto da costa, que frequenta durante associações sazonais ou quando se alimenta em águas pouco profundas.

Não se trata da primeira vez que esta espécie é observada no Tejo. Em fevereiro de 2010 a espécie foi inclusive avistada mais para Norte, perto de Vila Franca de Xira, onde surpreendeu os moradores da região.

Outra espécie que também tem sido vista nos últimos anos por quem viaja de barco no Tejo é o roaz-corvineiro, Tursiops truncatus, que terá sido comum entre 1940-1960, momento, em que, possivelmente terá havido uma população residente, à semelhança do que acontece atualmente no Sado.

A observação de golfinhos no Tejo depois de um período de longos anos de ausência tem sido associada a uma melhoria da qualidade da água, que resultaria não só do encerramento ou deslocalização de fábricas como a Lisnave, mas também da entrada em funcionamento de várias Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), a mais recente das quais – a de Alcântara –  foi inaugurada no dia 22 de Janeiro.

Fonte: Naturlink

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>