• Home
  • CCZ ajudará a salvar gatos que correm perigo de envenenamento em supermercado, no interior de SP

CCZ ajudará a salvar gatos que correm perigo de envenenamento em supermercado, no interior de SP

0 comments

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ajudará na captura de gatos que estão se instalando dentro do estoque do hipermercado Walmart, em Ribeirão Preto, a 319 km da capital. Segundo o médico veterinário do CCZ José Januário das Neves Martins, uma armadilha foi instalada nesta quarta-feira (29) para os animais se acostumarem com o objeto, conforme reportagem do site EPTV . Denúncias que chegaram a ONGs de proteção animal disseram que cinco gatos haviam sido envenenados e prensados no local – conforme publicado recentemente pela ANDA.

“Deixamos uma gaiola com alimento dentro para atrair os gatos. Depois da adaptação, vamos instalar o dispositivo para ela ser fechada”, disse o veterinário.

Ainda de acordo com Martins, todos os gatos adultos serão castrados e, em seguida, devolvidos ao Walmart para serem doados. Os filhotes serão encaminhados para as ONGs de proteção animal para serem doados durante as feiras de adoção.

Essas medidas foram tomadas após uma reunião realizada nesta quarta-feira, convocada pelo hipermercado. Representantes das ONGs de proteção animal, Conselho dos Direitos dos Animais da OAB (CDDA) e CCZ também participaram da reunião.

Sobre a denúncia de que o Walmart teria envenenado e prensado cinco gatos, o hipermercado informou à Delegacia de Proteção Animal que os animais foram doados a funcionários.

De acordo com o veterinário do CCZ, o hipermercado se comprometeu a passar a identificação dessas pessoas. A Zoonoses entrará em contato para realizar a castração dos gatos e entregar o termo de guarda responsável.

Em nota, a assessoria de imprensa do hipermercado disse que eles estão empenhados em solucionar o “caso dos gatos em Ribeirão Preto” da melhor maneira possível e, por isso, convidaram alguns órgãos da cidade para um encontro. Segundo eles, o objetivo foi esclarecer os fatos repercutidos e buscar junto aos órgãos competentes o destino dos animais que serão capturados.

Até o final desta semana, o CDDA encaminhará ao Walmart e ao Novo Shopping um documento com propostas e sugestões éticas de como lidar com os animais que estão frequentando o local. Para o advogado e membro do conselho Alexandre Lemos Palmeiro, eles não farão investigações, mas vão acompanhar o caso até que as denúncias sejam esclarecidas.

A presidente da ONG Cãopaixão, Ana Cláudia Garcia Vicente, disse que a reunião foi satisfatória e serviu para esclarecer as dúvidas sobre as mortes dos gatos dentro do hipermercado.

Fonte: O Globo

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>