O Ibama do Amazonas tenta devolver 270 pássaros à Venezuela. Os canários-da-terra foram transportados de forma ilegal até o Brasil, em minúsculas gaiolas escondidas em bagagens. As aves estão sob os cuidados do órgão ambiental em Manaus.
Elas foram apreendidas pela Polícia Federal na última segunda-feira (20) no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na capital do estado. Um suspeito foi preso, mas ganhou direito de responder em liberdade.
O problema agora é que os 270 canários podem ser sacrificados caso não seja possível devolvê-los ao país de origem. A legislação brasileira proíbe que animais exóticos, ou seja, oriundos de outros países, sejam soltos aqui. Questões burocráticas tornam a opção de repatriá-los demorada. O Ibama do Amazonas não tem registro de uma medida similar. As informações são do G1.
Fonte: Correio 24h
DUZENTOS e setenta seres senscientes, estão vivos, presos, foram vítimados por bandidos.
NÃO PODEM ser soltos no Brasil, claro, são de outro ecossistema.
MAS TEMOS veterinários, biólogos e outros profissionais que sabem como manter estes animaizinhos vivos provisóriamente, enquanto se providencia a devolução deles à região de onde foram tirados.
DEVEM existir pessoas na Venezuela que se coloquem à disposição para ajudar.
O GOVERNO de lá, certamente poderia dispor de meios, com transporte e manutenção para os pássaros.
SE O IMBAMA concretizar este plano de matar os animais estará cometendo um ato de falta de inteligência, de brutalidade, de falta de compreensão e de desrespeito totalmente imperdoável.
Gente, que absurdo! Como assim sacrificar????
Assino embaixo do comentário do Lorival…
Gostaria de protestar contra essa brutalidade? Como faço? Vamos nos unir?
eu não entendi. por que não podem ser soltos? se não tiver o material que eles buscam na natureza pra fazer a casinha deles (seja la alguma palha especial ou barro não encontrado no brasil) não tem como fazer casinhas de madeira para eles?
e os alimentos/grãos que tem na terra brasileira por acaso vai matar eles, causar alguma doença?
essa noticia é tão absurda. é inacreditavel.
como podem ser sacrificados se esta hipotese nao consta das elencadas na lei? onde o legislador nao distinguiu na cabe ao interprete distinguir.
“Questões burocráticas tornam a opção de repatriá-los demorada” isso é mentira. os prazos da justiça só existem quando a outra parte precisa de tempo para se defender, quando o juiz precisa decidir questao polemica. será que alguém duvida que eles devem viver. é muito ruim ouvir isso de quem é do meio, da justiça e do ecosistema, desconfiando que ambos estão errados.
pra selar, a reportagem incompleta tinha mesmo que ser dessa emissora.
É um absurdo tão grande que não dá para acreditar.Gente, vamos protestar, nos unir e gritar juntos para impedir que este crime aconteça. Alguém sabe o que fazer, a quem se dirigir? Avisem, que estou junto.
basta um esforço mínimo de nosso país p q essa fatalidade não ocorra. Afinal temos recursos para isso que saem de minha e empresa todos os meses.
Inacreditável! se o IBAMA sacrificar esses pássaros, realmente esse órgão tem que implodir, coloquem-os em um viveiro e esperem a burocracia que só existe quando se tem interesse!
Como faço para que isso não aconteça sou criador registrado no ibama tenho espaço suficiente para acomodá-los e dar um cuidado especial, tenho vários viveiros. Se alguém souber de uma forma de contato com responsável estou disponível para recebê-los e evitar esta crueldade.