• Home
  • 270 canários venezuelanos apreendidos em aeroporto poderão ser sacrificados

270 canários venezuelanos apreendidos em aeroporto poderão ser sacrificados

8 comments

O Ibama do Amazonas tenta devolver 270 pássaros à Venezuela. Os canários-da-terra foram transportados de forma ilegal até o Brasil, em minúsculas gaiolas escondidas em bagagens. As aves estão sob os cuidados do órgão ambiental em Manaus.

Elas foram apreendidas pela Polícia Federal na última segunda-feira (20) no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na capital do estado. Um suspeito foi preso, mas ganhou direito de responder em liberdade.

O problema agora é que os 270 canários podem ser sacrificados caso não seja possível devolvê-los ao país de origem. A legislação brasileira proíbe que animais exóticos, ou seja, oriundos de outros países, sejam soltos aqui. Questões burocráticas tornam a opção de repatriá-los demorada. O Ibama do Amazonas não tem registro de uma medida similar. As informações são do G1.

Fonte: Correio 24h

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. DUZENTOS e setenta seres senscientes, estão vivos, presos, foram vítimados por bandidos.
    NÃO PODEM ser soltos no Brasil, claro, são de outro ecossistema.
    MAS TEMOS veterinários, biólogos e outros profissionais que sabem como manter estes animaizinhos vivos provisóriamente, enquanto se providencia a devolução deles à região de onde foram tirados.
    DEVEM existir pessoas na Venezuela que se coloquem à disposição para ajudar.
    O GOVERNO de lá, certamente poderia dispor de meios, com transporte e manutenção para os pássaros.
    SE O IMBAMA concretizar este plano de matar os animais estará cometendo um ato de falta de inteligência, de brutalidade, de falta de compreensão e de desrespeito totalmente imperdoável.

  2. eu não entendi. por que não podem ser soltos? se não tiver o material que eles buscam na natureza pra fazer a casinha deles (seja la alguma palha especial ou barro não encontrado no brasil) não tem como fazer casinhas de madeira para eles?
    e os alimentos/grãos que tem na terra brasileira por acaso vai matar eles, causar alguma doença?
    essa noticia é tão absurda. é inacreditavel.
    como podem ser sacrificados se esta hipotese nao consta das elencadas na lei? onde o legislador nao distinguiu na cabe ao interprete distinguir.
    “Questões burocráticas tornam a opção de repatriá-los demorada” isso é mentira. os prazos da justiça só existem quando a outra parte precisa de tempo para se defender, quando o juiz precisa decidir questao polemica. será que alguém duvida que eles devem viver. é muito ruim ouvir isso de quem é do meio, da justiça e do ecosistema, desconfiando que ambos estão errados.
    pra selar, a reportagem incompleta tinha mesmo que ser dessa emissora.

  3. É um absurdo tão grande que não dá para acreditar.Gente, vamos protestar, nos unir e gritar juntos para impedir que este crime aconteça. Alguém sabe o que fazer, a quem se dirigir? Avisem, que estou junto.

  4. basta um esforço mínimo de nosso país p q essa fatalidade não ocorra. Afinal temos recursos para isso que saem de minha e empresa todos os meses.

  5. Inacreditável! se o IBAMA sacrificar esses pássaros, realmente esse órgão tem que implodir, coloquem-os em um viveiro e esperem a burocracia que só existe quando se tem interesse!

  6. Como faço para que isso não aconteça sou criador registrado no ibama tenho espaço suficiente para acomodá-los e dar um cuidado especial, tenho vários viveiros. Se alguém souber de uma forma de contato com responsável estou disponível para recebê-los e evitar esta crueldade.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>