• Home
  • Cavalo maltratado por carroceiro é resgatado e se recupera dos maus-tratos, em Volta Redonda (RJ)

Cavalo maltratado por carroceiro é resgatado e se recupera dos maus-tratos, em Volta Redonda (RJ)

14 comments

Vira-Lata – Grupo Voluntário Pelo Direito dos Animais
contato@vira-lata.net

O Vira-Lata recebeu uma denúncia de mau-tratos a um cavalo que, mesmo com um tumor na boca, era obrigado a trabalhar. O “responsável” pelo cavalo, Sr. José Gumercindo, é um dos 20 carroceiros cadastrados pela Prefeitura de Volta Redonda (RJ), que participa do Projeto Bota Fora, no bairro Sessenta.

Divulgação

O Projeto Bota Fora acontece em um terreno onde os carroceiros jogam todo tipo de entulho recolhido, mas que também serve como ponto de parada para seus cavalos. Assim como este cavalo, batizado pelo Vira-Lata de Dominique, muitos outros continuam trabalhando sem condições básicas de sobrevivência. Os animais não têm abrigo de chuva, sol e frio, e raros são os animais que comem ração e têm ferraduras. São soltos em vias públicas, correndo o risco de serem atropelados e colocam em perigo motoristas desavisados.

Com fome, à procura de pasto, reviram lixos pela cidade. No dia 29 de março, o Vira-Lata ingressou com uma representação, no Ministério Público, questionando o Projeto Bota Fora. Entre as providências solicitadas, questionamos os registros dos cavalos na Prefeitura Municipal de Volta Redonda, a capacitação dos carroceiros acerca do tratamento dado aos animais; como descanso, alimentação, horas de trabalho diário, peso máximo de carga; assim como, as condições básicas para o trabalho com os cavalos, como área coberta, energia elétrica, água, baias, cocho e pasto.

Foto: Divulgação

A realização, frequente, de exames de sangue nos cavalos, a vacinação e a castração, também foram citadas na representação. Além da solicitações em relação aos cavalos, pedimos providencias quanto à limpeza do local, ao recolhimento do lixo, à castração dos cães que vivem ali e à retirada dos porcos e galinhas, do terreno. Até o momento, o Prefeito Antônio Francisco Neto não se posicionou.

Na semana passada, no dia 16 de junho, o Vira-Lata fez uma denúncia formal, na 93a DP, de maus-tratos ao cavalo Dominique. O delegado adjunto Dr. Márcio Leandro Figueroa, solicitou imediata verificação. Diante do quadro, o inspetor responsável pelo caso, fez a apreensão do animal. Após exames, foi constatado um carcinoma e anemia. Dominique está em um lar provisório e está recebendo cuidados veterinários.

Foto: Divulgação

Gumercindo, o Carroceiro “responsável” por Dominique, responderá pelo crime de maus-tratos. Agradecemos imensamente o carinho e apoio que sempre recebemos de todos e a boa vontade e disponiblidade daqueles que nos atenderam prontamente no caso Dominique: Dr. Márcio Figueroa e ao Inspetor Tayrone Macedo, Dr. Alfredo Peixoto – SEMEVET, Prof. Dr. Carlos Henrique – UFRJ – Regno Animale, CIRAC, Fazenda São Lucas, Agropecuária Beija Flor, Sra Eliete, Kika Monteiro e a equipe do Jornal Volta Cultural. Logo informaremos, com mais detalhes, a situação de Dominique e começaremos uma campanha para ajudar em sua reabilitação.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma pessoa que faz isso ou que fecha os olhos pra isso, fingindo que nada está acontecendo, merece um castigo bem dado. Mas como não existe justiça nesse pais nem para os pobres, como poderia ter para os animais que muitas vezes não sabem ou podem se defender?

    Absurdo, outro dia ví umas imagens de um casal que arrancou a faca um pedaço do pescoço do cavalo (lugar onde fica a corda para levar a carroça), hoje não era cavalo, mas ví um video que causou muita indignação e repulsa das pessoas, quando alguns pescadores encontraram na sua isca, um tubarão martelo fêmea que estava grávida e prestes a parir… quando eles a deixaram na areia, começaram a dar facadas em sua cabeça e pescoço enquanto ela agonizava e dava cria de seus filhotes que por sinal foram devolvidos ao mar sob chutes, nem sabendo se sobreviveram… foi uma das cenas mais tristes que vi em minha vida.
    Mas infelizmente essa é a realidade de muitos animais que por pura ignorancia e covardia do ser humano “racional”? sofrem e muito sem nada terem feito de errado.

  2. Que bacana fico feliz por ele ter saído desta vida pesada porém pensamos nos outros que lá ficaram, as prefeituras deveriam copiar São Paulo e proibir carroças nas áreas urbanas eles querem os animais só para servi-los e depois descartam deixam até morrer de fome bando de incompetentes exploradores.

  3. Os humano-demônios são muitos no mundo e proliferam como moscas, mas graças a DEUS existem tb os humano-anjos como estes que recuperaram este cavalinho…o mal jamais irá triunfar!

  4. Mais uma c carroceiros!!
    Eita raça DOS INFERNOS!!
    Odeiooooooooooooo esse povo, estou generalizando, sim, pq nao cruzei c nenhum, q valessse a comida q come!!
    Bando de alcoolatra, sujos, q envergonham uma cidade!!
    Ja me atraquei c varios, sao uns grossos, ignorantes, bebados, q se sentem os super poderosos, espancando, cruelmente cavalos, e eguas, qdo nao as estupram!!!
    Poderiam morrer todos, q nao servem p nada, so pra consumir oxigenio, produzir esgoto e envergonhar por onde andam!!!
    E a nos q fique a licao, de acabar c essa profissao, QDO PRECISAR, NAO CHAME CARROCEIROS,, CHAME, VEICULOS Q FAZEM O MESMO SERVIÇO, E AINDA MELHOR, SEM A ESCREVIDAO DE UM POBRE ANIMAL!
    se todos, boicotarem, esse podres desses carroceiros, essa profissao acaba!!!
    E quero, q morram todos de fome!!!

  5. Gumercindo o carroceiro irresponsavel,respondera por maus tratos,esse infeliz tinha que estar preso.gostaria de saber se o tumor tem cura.

  6. Graças a Deus ele agora esta seguro e livre desse carroceiro maldito,agora ele vai trabalhar e parar de ficar explorando os bichinhos para sustentar ele.tomara que ele arrume um emprego bem pesado e seja escrvisado pra sentir na pele o mesmo que o cavalo sentiu.

  7. Ainda não temos informações aprofundadas sobre o Dominique, sabemos que o câncer ainda não se espalhou e que necessitará de uma cirurgia para retirada do tumor. Infelizmente, Dominique corre risco. Antes da cirurgia, precisa se curar da anemia.

    Informações atualizadas no site http://www.vira-lata.net

    Abraços,
    Vira-Lata

  8. GENTE DE DEUS, QUE ABSURDO. AINDA BEM QUE O CARROCEIRO ESTÁ SENDO PUNIDO, E SE FOR UMA PUNIÇÃO LEVE, PODE TER CERTEZA QUE DAQUI UNS DIAS ELE ESTARÁ COM OUTRO CAVALO NAS RUAS O QUE NÃO PODE ACONTECER!!

  9. Esse prefeito de volta rodonda é mais um dos que nada fazem,imagine essa solução, jogar o lixo num local, os humanos não ligam parece que gostam de vicer com esse tipo de coisa,o prefeito não fará nada, tyem que perguntar pra ele onde os animais vão pastar,ou onde está a ração e a agua, ou ele tem que comer asfalto e beber gasolina, hoje em dia nao cabe mais carroceiros em cidades é um absurdo, tem carrinhos eletricos que suportasm até 500 kilos, acham que a prefeirtua vai fornecer, claro que não, e esses carroceiros são idiotas que judiam dos cavalos que os ajudam a ganhar a pobre vida, diga-se que pobreza não é sinonimo de idiotice e maldade, quem faz isso com os cavalos tem mais é que se ferrar na vida.

  10. tem um cavalo passando mal numa praça, eu acho que ele est a parindo, ninguen faz nada, liguei pra prefeitura, e disse que tem 1 dia útil pra ser atendido, então o bicho vai morrer!!!!!!

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>