• Home
  • Quatro tartarugas são encontradas mortas em praia de Portugal

Quatro tartarugas são encontradas mortas em praia de Portugal

0 comments

Quatro tartarugas foram encontradas mortas na segunda-feira (9) junto à praia da Barrinha, em Faro, Portugal, num incidente que deverá ter sido provocado pelo aquecimento do mar, conforme informou o comandante da Zona Marítima do Sul.

O comandante Marques Ferreira explicou que, “com o tempo de levante, a água do mar aqueceu para os 19 graus centígrados, levando os animais a aproximarem-se da costa e a entrarem na zona onde operam embarcações de pesca, que deverão ter estado na origem da sua morte”.

O comandante da capitania de Faro adiantou ainda que os cadáveres das tartarugas foram analisados pela bióloga Ana Marçal, da Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem Safe Sea, recolhidos pela Polícia Marítima e depois entregues à Câmara de Faro.

A aproximação de tartarugas da costa devido ao aquecimento da água do mar já se tinha verificado no Algarve no verão passado, tendo provocado ente julho e agosto a morte de 35 tartarugas devido à pesca, segundo o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB).

Na ocasião, o ICNB informou que vários animais tinham sido observados por especialistas e registavam lesões exteriores, habituais no arrojamento de tartarugas em zonas com atividade pesqueira, por os animais se deixarem prender nas redes de pesca.

O ICNB adiantou que em julho e agosto deram à costa no Sotavento algarvio 35 tartarugas mortas em consequência de arrojamentos, quase todas da espécie mais comum em Portugal (tartaruga-boba, Caretta caretta), um número considerado “atípico” e quase nove vezes superior ao registado no mesmo período de em anos anteriores em todo o Algarve.

Fonte: Público

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>