• Home
  • Direitos Animais: Do que se trata?

Direitos Animais: Do que se trata?

0 comments

GAE POA
gae.portoalegre@gmail.com

Em Porto Alegre, o prefeito José Fortunatti, simpatizante de protetores de de cães e gatos, assim como sua esposa, que é protetora, apresentou um projeto de lei de criação de uma Secretaria Especial de Direitos Animais. A Câmara de Vereadores está dividida entre os que apoiam a iniciativa e os que a rejeitam veementemente. Os últimos argumentam que é mera criação de cargos, que as ações de uma tal Secretaria já poderiam ser feitas mediante a atual Coordenadoria Multidisciplinar de Públicas para Animais Domésticos, além de estarem mais preocupados com questões sociais do que com animais. Além de demagógicos, são profundos desconhecedores do que sejam direitos animais.

Mas se alguém pensou que a Secretaria vai tratar de algo parecido com os Direitos Animais está bastante enganado. A futura secretária e atual primeira-dama do município, assim como seu marido e demais integrantes da atual Coordenadoria, são do time “amo uns e como outros”, não vejo qualquer problema nisso. Entretanto, acharam bonito o nome “Direitos Animais” e, com isso, comprometem todo o significado da teoria dos direitos animais e, claro, sua prática, o veganismo. A futura secretaria poderia perfeitamente se chamar “Secretaria de Bem Estar-Animal” e teria uma polêmica a menos pela frente.

Primeiro porque não são direitos, mas bem-estar. Direitos implicaria coibir os criadores, a comercialização em lojas de animais, os rodeios, os pássaros em gaiolas etc e nada disso consta no PL. Além disso, animais no projeto são apenas os silvestres, cães, gatos e cavalos. Os utilizados na alimentação, vestuário, experimentação não estão nem de longe contemplados.

Por isso, mais do que nunca se torna importante o evento a ser realizado na Câmara de Vereadores em 4 de maio.

Vivemos um momento em que é importante mais uma vez conhecermos e debatermos o conceito de DIREITOS ANIMAIS.

Por isso, convidamos a todos a um debate versando sobre o tema, com a finalidade de termos clareza sobre os seguintes aspectos:

1. O que são Direitos Animais?

2. A prática dos Direitos Animais, o veganismo e atuações em prol da natureza

3. Perguntas frequentes no que diz respeito a Direitos Animais.

O conteúdo será teórico, mas também versará sobre as práticas.

O encontro acontecerá no dia 4 de maio (quarta-feira) na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, plenário Ana Terra, às 19 horas. O evento é gratuito e estão convidados todos aqueles que se interessam pelo tema, por curiosidade, conhecimento ou atuação. Haverá espaço para debate e perguntas na mesma proporção das apresentações orais, visando à interação com o público presente.

Serviço

Direitos Animais: Do que se trata?

Data: 4 de maio de 2011 – quarta-feira

Horário: 19 horas

Local: plenário Ana Terra, Câmara de Vereadores

tem bicicletário (ao que consta, em espansão)

Entrada gratuita, promoção GAE.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>