• Home
  • Justiça determina fechamento de empresa de aluguel de cães

Justiça determina fechamento de empresa de aluguel de cães

0 comments

O Ministério Público do Paraná foi intimado, nesta semana, de sentença proferida pelo Juízo da 16ª Vara Cível de Curitiba, que condenou a empresa Feroz Locação de Cães de Guarda pela prática de maus-tratos contra animais. A Justiça determina a paralisação imediata do serviço de locação de cães de guarda prestado pela Feroz, impedindo-a também de desempenhar qualquer atividade envolvendo animais e que importe em criadouro ou canil. Caso descumpra a decisão, a empresa terá de pagar multa diária de R$ 10 mil.

Segundo o juiz, durante o processo ficou demonstrado que a empresa não tem controle do total de cães sob sua responsabilidade, de quantos estariam locados e de onde estariam esses animais. Na sentença, ele afirma ainda que ficou provado que a vacinação e a desvermifugação dos cães não eram feitas com regularidade ou que não havia o cuidado exigível no preenchimento e no controle dos documentos. O número aproximado de cães também é desproporcional à quantidade de funcionários da empresa, tratadores e veterinário, o que demonstra a impossibilidade de prestar atendimento adequado aos cães.

O juiz ainda condenou solidariamente o veterinário da Feroz, que também está impedido de atuar em atividades que envolvam criadouro, canil ou locação de animais e determinou a comunicação da decisão ao Conselho Regional de Medicina Veterinária, para as providências cabíveis.

“As atitudes dos requeridos demonstram a utilização dos animais em benefício próprio, sem a adequada atenção aos princípios do direito ambiental, ferindo o equilíbrio natural ao omitir cuidados e expor os cães a sofrimento” (trecho da sentença).

Fonte: Ministério Público do Paraná

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sem contar que cães são animais sociais…precisam de uma família, de um lar fixo, onde possam socializar, estabelecer um vínculo para a vida inteira…cães não são armas, além disso, um cão que mora em casa vai naturalmente proteger seu território e sua família.

  2. Aí siiimm tô começando a creditar que as coisas podem acontecer graças a Deus.A justiça tá cumprindo seu papel e meus parabéns a este juiz ético e humano!

  3. EM TEMPO, a locação de cães já virou um negócio lucrativo nos estados dos Sul do Brasil, principalmente no Paraná.
    SINAIS deste empreendimento já estão aparecendo em São Paulo.
    PRECISAMOS combater o uso de escravos animais de aluguel a todo custo.
    MINHA opinião é a de que mesmo os cães usados como animais de estimãção, em alguns casos estão sugeitos a grande sofrimento, tudo dependendo da pernsonalidade dos seus tutores.
    NO ENTANTO, o cão explorado em aluguéis é submetido de fato, à condição de coisa, máquina de proteção ambiental.
    NÃO RECEBEM carinho, são maltratados, tanto locadores como locatários os tratam como coisas.
    NADA PODERIA causar maior sofrimento aos cães, animais sabidamente sociais e sensíveis ao convívio.
    FUI INFORMADO de que alguns cães, considerados incompetentes, ferozes descontrolados etc., podem ser assassinados na calada da noite.
    OS EXPLORADORES desse negócio visam apenas ao lucro.
    ELES não têm carinho pelas dezenas ou centenas de cães usados na locação, nem mesmo os conhece direito.
    OS ANIMAIS ficam sugeitos ao temperamento de muitas pessoas, como treinadores, seguranças, (com quem trabalham), locatários diversos, todos completamente indiferentes aos sentimentos dos animais.
    TANTO cães, como quaisquer outros mamiferos, inlusive o homem, estaria sugeito à loucura facilmente, numa situação destas.
    DEVEMOS SUGERIR CADÊIA aos empresários deste negócio inescrupuloso, não multazinhas, porque se as multas forem pequenas, serão lançadas na contabilidade de custos da empresas e apenas os locatários terão de pagar mais pelo aluguel.
    CONSCIENTIZAÇÃO e PUNIÇÃO são os únicos meios para sanar esta atividade antiética.

  4. Então porque um cão que foi criado para guarda, como muitas raças que temos não estará feliz para executar a função que foi criado. Porque podemos achar que ele não está feliz? Por que um cão que vive tomando banho em pet shop, sendo enxarcado de perfumes, vivendo como qualquer outra coisa menos um cachorro pode ser chamado de um cão feliz? Feliz é o cão que vive em ongs de proteção e sensacionalistas de defesa dos animais, passando fome, dividindo pequenos espaços, é feliz?
    Melhor termos eles trabaqlhando em prol da preservação da segurança, do que te-los em rinhas, em abrigos sem estruturas. Somente precisamos fiscalizar as condições que são expostos. Por que um cão que não recebe carinho é infeliz?
    cães tem q trabalhar sim! geram empregos doretamente e indiretamente. Não sou dono de empresa nem trabalho neste ramo de cães de aluguel, somente estou sendo ponderado nas minhas criticas.
    Estou aberto a mesas redondas, debates para melhorar a qualidade de vida dos cães empregados nessa função!
    rafanatur@hotmail.com

  5. Resp para rafael ( nº4)

    Tenho pena de gente como você cara, porque demonstra não entender nada de animais e, portanto, naum pode entender tb nada de “seres humanos”. Vc só merece piedade apesar da repulsa que vc e seus iguais nos causam.

  6. A cachorrinha da minha filha toma banho no pet shop todas as semanas,come da ração mais cara que tem usa cobertor dos mais caros que tem ,brinquedos petiscos e é a cachorra mais feliz que eu ja vi,com todas as pessoas a felicidade dela é muito grande,sabe porque porque ela é tratada com muito amor E até mesmo os cachorros que tem muito menos que isso ~mas forem tratados com bastante amor e carinho são muito felizes ao contrário destes pobres coitados,eles sim são tratados como coisas,explorados e maltratados e ainda apanham para serem adestrados,isso eu já vi,o adestrador dando com a ponta da guia no ouvido do cachorro só porque ele olhou para o lado quando estava sendo adestrado O segredo meu filho é amor e carinho e isso esses pobres animais não tem!

  7. O Rafael fique confinado numa casa sem ninguem, com água e comida sendo dado pelos vizinhos, doente ,quando nao há possibilidade de ser ajudado e sofrer de fome e sede,depois de ficar um mes assim, daí voce tera como debater, fui vizinha destes idiotas que deixaram cahorros à mingua,bem feito, tem o que merecem,finalmente a justiça tirou a venda e agiu.

  8. FINALMENTE!!!!
    Tem um rotwailer da FEROZ abandonada em uma casa para alugar a uma quadra da minha casa. E quem alimenta e dá água para ele são os vizinhos. Estou há mais de um mês tentando tirar o pobrezinho de lá.

  9. Pessoal, eu estou 24hrs ligada no trabalho da feroz, tenho acesso aos canis e as vezes ajudo no transporte dos cães até o lugar do contrado, ou até o canil. São recebidas várias doações de cães que ja se encontram maltratados pelos donos, que quando chegam a Feroz são tratatos pelo veterinário e são colocados para guarda depois de curado.Assim que o cão chega no local combinado é deixado lá dois baldes, um com aguá e o outro com ração. ( detalhe, dizem que os cães não comem, estão sem se alimentar, muitas pessoas dão comida para o cão e realmente depois ele não vai querer outra coisa se não comida.) Ao decorrer do dia os cães devem ser alimentados pelos MOTOBOYS e não pelo motorista que o transporta.( caso vocês veem que os motoboys não estão indo ao lugar em que o cão se encontra entrem em contato com a empresa o mais rapido possivel, que será encaminhado em no maximo 2 hras [ se a agenda não estiver cheia] estará indo o responsavel levar a ração e a agua para o cão ainda no mesmo dia que ligado. No canil onde os cães vivem no periodo de ” férias” é limpo todos os dias por uma pessoa especifica para a função, os cães tomam banho sim ao contrario do que pensam, com produtos anti pulga, sarnicida, etc. Houve casos já em que o cão foi maltratado por invasores do local em que ele se encontrava ou por vizinho por “latir” [ ou fazer o seu trabalho” e ninguém da empresa foi avisado, então não há como os reponsaveis adivinharem. Existem outros casos em que são envenenados por ladroes ou por simplismente pessoas “maloqueras” que não tem mais o que fazer e procuram a violencia como diversão. Não digo que a Feroz é inocente 100% das acusaçoes feitas, se elas foram feitas é por que algo não está correto, o proprietário é do estilo mandão e que os funcionários que levem a culpa de todas as acusações [ sendo que é ele quem cuida dos negocios e dá as ordens] . Os funcionários possuem familia para criar e recebem um valor suficiente para sustentar-se aonde é dificil encontrar outro lugar que page o mesmo. Mesmo sendo um negócio arriscado, por ficarem o dia na rua atendendo aos cães da agenda e os cães são realmente ferozes [ muitos deles] com risco de levar algumas boas mordidas. Espero ter esclarecido algumas questões, qualquer duvida entrem em contato no e-mail: mesaaredonda@gmail.com

  10. tem mais um detalhe, todos condenam somente a empresa, mas para dar realmente um fim a Feroz não seria responsabilidade dos locatários deixarem de alugar esses cães? Eu gostaria de saber aonde o Jair vai enfiar tanto cachorro caso a empresa seja fechada,[ que tal colocar na casa de quem tanto denuncia para criar? Seria uma hipótese não?] Eu sei que o problema é dele e vai ser feio quando a empresa for fechada definitivamente, ai sim, o que vai ter de cães “demitidos” morando na rua. Eu não sei o que seria pior, a Feroz aberta ou fechada. É uma questão a se pensar.

  11. Gostaria de colocar aqui uma questão…
    De quem é a responsabilidade se um cão da FEROZ fugir e atacar pessoas e cães na rua???
    Foi o que aconteceu na frente da minha casa no Guabirotuba, no sábado a noite.
    Um dos 2 cães enormes que ficam em uma construção próximo da minha casa fugiu, atacou um cão de menor porte e o dono dele.
    Depois dos vizinhos dominarem o cão , que estava faminto e com sede ( pois foi dado ração e água para ele), foi acionado o telefone da FEROZ, onde uma moça com muita má vontade e pouquíssima educação (ainda duvidou que o cão fosse deles), mandou um pessoal buscar o cão.
    Quando chegaram ( em 4 no carro) não se dignaram nem a descer do carro ( será medo???)pediram que algum vizinho que estava ali, levasse o cão de volta para a construção….
    QUEM DEVEMOS CULPAR??? O dono da obra???? A FeROZ??? que loca os seus cães e será que sabem onde e como eles ficam “trabalhando”???
    Meus filhos brincam na rua e se esse cão machucasse um filho meu? O seu???
    Acho que para locarem esses cães devem se responsabilizar por eles, inclusive mantendo os próprios alimentados , com água e em local seguro para eles e PARA NÓS!!!

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>