• Home
  • Programa de competição culinária recompensa autor de prato cruel

Programa de competição culinária recompensa autor de prato cruel

0 comments

Por Annie Hartnett
Tradução: Vanessa Perez  (da Redação)

Foto: Reprodução/Animals Change

No episódio final da última semana do programa Top Chef All-Stars, o participante Richard Blais derrotou MikeIsabella pelo título. Blais venceu por conta de  uma grande variedade de animais mortos: de ostra crua a carne bovina, de barriga de porco a carne de costela.

Como vegana, não há uma só coisa que eu coma dessa refeição, mas o que realmente impressionou foi a sobremesa de Richard. Blais guardou um sorvete de foie gras para o final. Um blogueiro da revista Time disse que o prato “parecia comida de gato – depois de o gato ter comido por um tempo”.

Estou revoltada com essa comida, e não por causa de sua consistência de comida de gato. Nada me deixa mais furiosa do que quando alguém cria uma sobremesa às custas da crueldade contra os animais.

O foie gras é um produto extremamente cruel, produzido por alimentação forçada de aves aquáticas várias vezes ao dia para criar um fígado gordo e doente. O processo de alimentação forçada, conhecida como “sonda”, envolve a inserção de um tubo de alimentação de metal pela garganta da ave, muitas vezes resultando em furos no pescoço dla.
A decisão do Top Chef de colocar o foie gras como sobremesa mostra que ele simplesmente não está prestando atenção à constante evolução da culinária. As pessoas estão cada vez mais interessadas em comer de uma forma que seja mais gentil com os animais e que respeite suas vidas.

Esta maneira compassiva de comer é evidenciado em outro lugar da tela, onde vemos a doce e muito amiga dos animais, Ellen DeGeneres, uma vegana, freqüentemente conversa sobre comida vegana em seu talk show. Oprah e sua equipe inteira se tornaram veganos em Fevereiro. E na semana passada, Martha Stewart dedicou um episódio inteiro de seu programa para o veganismo.

Sobre a The Food Network, vimos um bando de sobremesas veganas. A Padeira Vegana Chloe Coscarelli venceu uma concorrência do Cupcake Wars no ano passado, e houve mais competidores veganos no show desta temporada. Tinha até um vegan-on-vegan Cupcake Wars entre Doron Petersan de Sticky Fingers D.C. Bakery e Garr Kim de C’est La V Bakeshop de L.A.

E só para provar que cupcakes veganos estão, de fato, agradando todos o mundo,o Animal Planet vai ao ar neste verão com seu primeiro show relacionado com a alimentação vegana, apresentando uma padaria vegan. O show, Sweet Avenger, apresenta Danielle Konya, dona da padaria Vegana, na Pensilvânia.

Enquanto isso, uma pesquisa no site Top Chef revela apenas duas opções de sobremesa para os veganos: Ginger Ale Sorbet Float e Sorvete de Abacate. A notável falta de opções para os amantes dos animais, levou o blog Vegansaurus a “veganizar” toda a temporada de Top Chef: Apenas Sobremesas.

Top Chef deveria aproveitar a sugestão de outras redes, e reconhecer que as pessoas apreciam tanto as entradas quanto as sobremesas que não prejudicam os animais. É hora da Top Chef colocar compaixão no menu, e tirar de vez o foie gras.

Assine nossa petição para pedir à Bravo! NetworkRede que proiba o foie gras em seus programas de culinária Top Chef e Iron Chef.

(As informações são da Animals Change.)

Annie Hartnett é escritora e defensora dos direitos animais. Já atuou em diversos centros de reabilitação animal e participa de programas ambientais.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A preparacao do “foie gras” é uma verdadeira sessao de tortura para o animal….é ridiculo nos dias de hoje continuarem fazendo isso !!!!

  2. O episódio 7.19 de CSI New York (“Food for thought”, o mais recente exibido, e que praticamente só destaca comida-lixo) mostra pessoas, uma das quais o CSI Dr. Sheldon Hawkes, vendendo e-ou ‘deliciando-se’ de “Spudtastic”, um tipo de poutine (http://j.mp/fXxZmK ) que leva foie gras. E não se protesta uma vez sequer a isso no episódio! Tavez nem no seriado. Nesse mesmo episódio esse personagem recreia-se de Cannabis…

  3. BOAZ

    PREZADO(A),

    ESQUECE CSI, NCIS, NUMB3RS, CRIMINAL MINDS. é tudo lixo.
    só tem violência direcionado a um publico que GOSTA DE VIOLENCIA.

    ao inves, recomendo-te assistir a law and order: trial by juri, svu, los angeles, uk e criminal intent (unico dos 5 em que o caso não chega aos tribunais, e sim termina com os detetives desvendando o caso).

    muitas questões animais são tratadas ali, muito embora num episodio de law and order trial by juri o jack chega com carne e salada pra promotora carmichael, e ela diz que prefere o prato de carne pois folhas nao vao sustenta-la. e com frequencia os policiais/detetives aparecem comendo cachorro quente ou churrasco grego, pois é o que se come nas ruas de nova york. entretanto isso nao tira o merito da serie.
    é como ver o filme do arnold swaznegger em que ele entra na casa do vizinho para roubar o brinquedo de natal ja que ele nao achou 1 para seu filho a tempo, arrepende-se e senta no sofa pra tomar bebida e se lamentando da bebida pra uma hiena de trenó.

    o filme é comédia e fica clara uma mensagem de respeito aos animais pois ele se queixa com a hiena sobre a atitude errada dele.

    diferente por exemplo dos filmes do wood alen, que desrespeitam os animais.

    acho que mesmo os personagens de law and order nao sendo vegetarianos, jamais fizeram essas coisas do CSI.
    AGORA vamos assinar o abaixo assiando que o texto do ANDA nos pede para assinar:

    “Assine nossa petição para pedir à Bravo! NetworkRede que proiba o foie gras em seus programas de culinária Top Chef e Iron Chef.”

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>