• Home
  • Japão cria abrigos conjuntos para pessoas e animais

Japão cria abrigos conjuntos para pessoas e animais

16 comments

Por Marli Delucca  (da Redação)

Tsunami é uma palavra japonesa cujo significado é “onda de porto”. Para as estradas, construções e tudo o mais que esteja na frente de um tsunami, a destruição é quase certa.

A devastação criada pelo tsunami de 11 de março de 2011, na região nordeste do Japão, somente poderá ser amenizada com muita solidariedade e compaixão por todos os seres que sobreviveram à tragédia.

Desabrigados em Kesennuma, norte do Japão, estão sendo atendidos com seus animais. Foto: sem crédito.

Em muitas áreas atingidas foram criados abrigos mistos, onde as pessoas permanecem ao lado de seus animais. Apesar de estarem abrigados em segurança, a situação é muito dífícil para animais e pessoas.

A família e o cão comem juntos no abrigo. Foto: sem crédito

Alguns abrigos estão servindo apenas porções de arroz. A água está sendo racionada.

As pessoas estão dividindo sua comida e água com os seus animais. Foto: sem crédito

A tragédia parece ser compreendida por todos, inclusive os animais, que são alimentados com a porção de comida a qual cada família recebe diariamente e que divide com seus cachorros e/ou gatos. Até o dia 17 de março, cães e gatos só tinham recebido alimentação para humanos.

Mulher abraça seu cão. Foto: sem crédito

Muitos socorristas e protetores revelaram que estão conseguindo reunir os animais e seus tutores graças a identificação que eles tinham em suas coleiras. Uma grande parte de animais foi encontrada com um saco plástico com fecho preso a coleira, dentro dinheiro e um bilhete que pedia a pessoa que encontrasse o animal para devolvê-lo a sua família e que usasse o dinheiro para alimentá-lo e para o transporte.

Graças a identificação, muitos cães foram encontrados pelos tutores. Foto: sem crédito

Nas catástrofes naturais e em outras tragédias, os animais sempre são os últimos a serem lembrados pelas autoridades. Como as pessoas, eles precisam ser socorridos.

Mulher dorme em abrigo abraçada ao seu cão. Foto: sem crédito

Assista a um vídeo sobre os abrigos mistos no Japão:

Nota da Redação: Os animais são seres sencientes, sentem fome,  frio, tristeza e se solidarizam com a dor não só de outros animais, mas com a dor  humana. Solidarize-se você também, exija que o direito à vida dos animais seja respeitado. Os animais tem direitos, cabe a nós o dever de cobrá-los.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Apesar de toda a tristeza, ainda há a felicidade em ver as famílias junto de seus animais. Parabéns, Japão! Lição de vida para todos nós.

  2. Não foi atoa que as coisas que iram começar a acontecer foi começar justamente no Japão,povo sabio,inteligente,espiritualmente evoluidos,parabens a este povo sofrido e lindo.

  3. “Igualzinhooo” aqui ao Brasil…
    No Jãpão, país de primeiro mundo, os animais são abrigados junto às pessoas durante a tragédia.
    No Brasil, país de 5a categoria, durante a tragédia no RJ, os animais e voluntários chegaram a ser ameaçados pelas “autoridades”!
    Francamente!
    Que sirva de exemplo!!!

  4. Realmente no Brasil o cachorro fica sem dono ja mandam sacrificar !!!! Belo e forte exemplo do Japao, gostaria que o mundo fosse assim como eles, parabens para os japoneses ♥

  5. Cara Vivian Augusta,
    Em vez de criticar o país, tome uma atitude, seja voluntária em algum trabalho ou senão mude-se para o Japão !

  6. que será que aconteceu com os dois cães vistos pelos reporteres japoneses, um sendo solidario com o amigo machucado, no meio dos destroços? alguem os resgatou? Pareciam que estavam com identificador. Um é cinza e branco e outro branco, o que estava deitado, ferido. Que dor no coração que deu. será que os reporteres não os resgataram, só filmaram…. Por favor quem tiver noticias, publiquem. Que Deus tenha enviado anjos para resgatarem, como tem feito com tantos outros. deus abençõe a todos!!!!

  7. O mais importante para o animal é estar junto com os seus tutores, pois recebem carinho, amor , atenção, isso faz com que sobrevivam ate aos tsunamis… Deus os abençõe!!!!!

  8. Grande exemplo. É como a Vivian disse. Lá os animais ficam com seus tutores. Aqui, as autoridades ameaçam e o prefeito quer tomar o galpão dos animais da tragédia do Rio.
    Além do mais, aqui as pessoas abandonam à própria sorte. Lá no Japão as pessoas deixam com dinheiro para ajudar a cuidar e informação sobre os tutores.

    Só completando o comentário da Ana Cristina: Aqui no Brasil o cão anda na rua sozinho e já pegam para sacrificar.

    SANDRA: Saiu aqui na ANDA., aqueles cães foram resgatados. O branquinho machucado ficou internado por estar muito debilitado e o amiguinho dele foi para o abrigo (ou algo assim, não me lembro exatamente).

  9. Uma grande nação é reconhecida pela maneira como são tratados seus animais.Animais identificados,podendo ficar juntos com seus donos em abrigos.Outra coisa que impressionou-me foi a limpeza desse país,não se vê lixo espalhado pelas ruas,e a educação então?Lá professores são valorizados e respeitados,aqui são tratados como lixo.Parabéns povo japonês pelo exemplo de garra,solidariedade e respeito pelas pessoas e animais.

  10. Nossa! japonês é demais mesmo! admiro a organização e disciplina principalmente que eles tem! colocar saco plástico na coleira com dinheiro e um bilhete! Demais eles!

  11. Nossa, chego a estar de boca aberta frente a tanto desenvolvimento desta nação… Se existe um estágio máximo de cidadania e desnvolvimento de uma nação no munod, o Japão já chegou lá.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>