• Home
  • Embrião congelado dá origem a gato ameaçado de extinção

Embrião congelado dá origem a gato ameaçado de extinção

2 comments

Foto: Audubon Nature Institute

A fertilização in-vitro, além de ajudar mulheres com dificuldade para engravidar, passou a ser usada como instrumento contra a extinção de animais. Os gatinhos que você nas imagens desta matéria nasceram graças a embriões congelados e à técnica da fertilização em laboratório.

Os filhotes não se tratam de bichanos comuns. Eles pertencem à menor espécie de felinos da África, popularmente conhecidos como gatos de pata preta africanos.

Restam poucos gatos desta espécie na natureza, e esses são os primeiros a nascerem pela técnica de fertilização, com a ajuda dos pesquisadores do Centro de Pesquisa de Espécies Ameaçadas Audubon, em Nova Orleans, Estados Unidos.

Os animais vieram ao mundo em fevereiro desse ano, mas a história começou bem antes. Os espermatozóides do pai foram coletados de um gato de 6 anos em 2003 e congelados. Em 2005, eles foram combinados ao óvulo de uma gata e formaram um embrião, que foi congelado novamente. E foi só no final de 2010 qye os embriões foram implantados em uma terceira gata para gerar os filhotes.

A fertilização in-vitro é pesquisada com o objetivo de recuperação de espécies ameaçadas há cerca de 15 anos. E cada vez que os cientistas conseguem reproduzir uma nova espécie dessa maneira, eles mostram que a técnica é uma alternativa viável para preservação.

Fonte: Revista Galileu

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Finalmente. Eu fico indignada que ninguém pensou nisso ainda. Quando eu estudei a clonagem pela primeira vez (ainda era criança) eu já pensei em utilizar essas novas tecnologias para tentar tirar os animais do risco de extinção ou até tentar fazer uma espécie extinta voltar a viver aqui na terra. Ao invés de ficar clonando bois e ovelhas para fazer uma ‘carne mais saborosa’ ou um touro forte.

  2. Estela, quando eu era garoto, eu tambem imaginava que seria legal trazer dinossauros de volta a vida como mostram em Jurassic Park. Mas com a idade veio a compreensao que isso so satisfaz essa curiosidade humana pelo diferente e grotesco. A quem realmente importa trazer animais extintos de volta a vida? Somente a pessoas que querem ganhar dinheiro com eles colocando-os para serem exibidos em parques, circos e zoologicos ou clonados e vendidos. Deixemos os animais extintos em paz (nao vou nem entrar discussao dos perigos de desequilibrio ecologico em que essas coisas vao implicar). Cuidemos de respeitar os que vivem hoje.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>