• Home
  • Jacaré-açu encontrado em Manaus é solto em arquipélago

Jacaré-açu encontrado em Manaus é solto em arquipélago

0 comments

Jacaré-açu foi encontrado na margem do rio Negro, na zona urbana de Manaus, na semana passada (Raphael Alves)

O jacaré-açu encontrado na última sexta-feira (11), no bairro da Compensa, zona centro-oeste foi solto no final de semana em uma área do arquipélago de Anavilhas, a duas horas de lancha rápida de Manaus, no AM.

O animal foi resgatado pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar e levado ao Refúgio Sauim Castanheiras, administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Segundo informações da assessoria de imprensa da Semmas, o jacaré apresentava sinais de desidratação, devido ao longo período em que foi mantido fora d’água e peso abaixo do normal por não estar conseguindo se alimentar.

A operação contou com a participação do professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Ronny Silveira, especialista em crocodilianos.

Conforme o veterinário Laérzio Chiezorin, o aparecimento de jacaré da espécie açu – que pode atingir até seis metros de comprimento – não  é comum na área urbana de Manaus.

O jacaré resgatado tinha 3,47 metros e estava pesando 128 quilos. “Com essa estatura, o animal deveria estar pesando no mínimo 200 quilos”, explicou Laerzio.

Anavilhanas foi escolhida por se tratar de reserva onde existem animais da mesma espécie.

Segundo o veterinário, os crocodilianos são generalistas oportunistas e se alimentam de peixes, aves, mamíferos e carcaças de animais mortos.

O veterinário afirmou que o número de capturas de jacarés na zona urbana de Manaus é grande, atingindo uma média de 100 animais resgatados por ano.

A recomendação para quem encontrar um deles é não tentar capturar o animal e ligar para o Batalhão Ambiental (190) ou para o Refúgio Sauim Castanheiras pelo número 3618-9345.

Com informações de A Crítica

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>