(da Redação)
Há duas semanas, após os técnicos da Secretaria de Saúde anunciarem que as capivaras seriam mortas, o prefeito de Campinas (SP) Hélio de Oliveira Santos informou, pelo twitter, a suspensão do assassinato dos animais, por considerar essa ação ineficaz no combate à febre maculosa.
Mas o prefeito em exercício, Demétrio Vilagra (PT), disse agora há pouco que a autoridade sanitária do município decidiu pelo abate das 20 capivaras confinadas no Lago do Café, na região do Parque Taquaral – fechado desde 2008 à visitação pública em razão do risco de contaminação por febre maculosa – doença transmitida pelo carrapato-estrela, que utiliza as capivaras como um dos hospedeiros.
“Não se trata de matar as capivaras, mas de devolver o parque para a população”, justificou Demétrio.
Entidades ligadas à defesa dos animais condenaram a decisão e lançaram uma petição para impedir essa prática cruel contra as capivaras. O Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Natuais) autorizou o assassinato.
Nota da Redação: A justificativa do prefeito em exercício, Demétrio Vilagra (PT), é de uma falta de consciência extrema. A decisão demonstra que o município não combate a doença, mas mata o doente. Imagine se adotassem a mesma política de saúde para as pessoas com doenças contagiosas… O raciocínio é o mesmo. Onde está o prefeito Hélio de Oliveira?
Minha opinião é matar e dar a carne para as creches .Favelas .Pessoas que não tem o que comer ,voces estão tendo conhecimento sobre a grande perda de lavouras pelo aumento irracional das capivaras e pombos que viraram praga?/?:/.Seu aumento é exponecial e não dá para produzir comida pra tanto animal E os humanos ?Devemos sustentar os animais ou os humanos ?O governo vai dar subsidio para o lavoreiro ou pecuarista para alimentar as capivaras ? Gente ,elas estão comendo não só um metro quadrado de milho não , mas sim alqueires e alqueires de milho .E os insumos , os venenos os adubos que são gastos para produzir ??Não temos ajuda do governo em nada .E as multinacionais ?Façam uma pesquisa a respeito e voces vão ter uma grande surpresa .Ah .vejam a cidade de RIBEIRÃO PRETO onde as capivaras invadiram o centro da cidade devido a superpopulação . O Chile abriu a caça aos pombos por causa da poluição e das doençãs que eles transmitem .GENTE NÃO QUERO QUE EXTERMINE AS CAPIVARAS E OS POMBOS MAS É PRECISO QUE O IBAMA TOME POSIÇÃO PERANTE A SITUAÇÃO .TUDO TEM QUE TER UMA MEDIDA E QUANDO UM ANIMAL VIRA PRAGA TEMOS QUE NOS DEFENDER .Há um boato que no interior de São Paulo soltaram onças e sucuris para comer as Capivaras .Pode ??Não é melhor abrir a caça como os outros paises que ja fazem isto ?Para controlar a população ?