• Home
  • Prefeitura de Campinas decide pelo assassinato das capivaras

Prefeitura de Campinas decide pelo assassinato das capivaras

21 comments

(da Redação)

Há duas semanas, após os técnicos da Secretaria de Saúde anunciarem que as capivaras seriam mortas, o prefeito de Campinas (SP) Hélio de Oliveira Santos informou, pelo twitter, a suspensão do assassinato dos animais, por considerar essa ação ineficaz no combate à febre maculosa.

Mas o prefeito em exercício, Demétrio Vilagra (PT), disse agora há pouco que a autoridade sanitária do município decidiu pelo abate das 20 capivaras confinadas no Lago do Café, na região do Parque Taquaral – fechado desde 2008  à visitação pública em razão do risco de contaminação por febre maculosa – doença transmitida pelo carrapato-estrela, que utiliza as capivaras como um dos hospedeiros.

“Não se trata de matar as capivaras, mas de devolver o parque para a população”, justificou Demétrio.

Entidades ligadas à defesa dos animais condenaram a decisão e lançaram uma petição para impedir essa prática cruel contra as capivaras. O Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Natuais) autorizou o assassinato.

Nota da Redação: A justificativa do prefeito em exercício, Demétrio Vilagra (PT), é de uma falta de consciência extrema. A decisão demonstra que o município não combate a doença,  mas mata o doente.  Imagine se adotassem a mesma política de saúde para as pessoas com doenças contagiosas… O raciocínio é o mesmo. Onde está o prefeito Hélio de Oliveira?

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Minha opinião é matar e dar a carne para as creches .Favelas .Pessoas que não tem o que comer ,voces estão tendo conhecimento sobre a grande perda de lavouras pelo aumento irracional das capivaras e pombos que viraram praga?/?:/.Seu aumento é exponecial e não dá para produzir comida pra tanto animal E os humanos ?Devemos sustentar os animais ou os humanos ?O governo vai dar subsidio para o lavoreiro ou pecuarista para alimentar as capivaras ? Gente ,elas estão comendo não só um metro quadrado de milho não , mas sim alqueires e alqueires de milho .E os insumos , os venenos os adubos que são gastos para produzir ??Não temos ajuda do governo em nada .E as multinacionais ?Façam uma pesquisa a respeito e voces vão ter uma grande surpresa .Ah .vejam a cidade de RIBEIRÃO PRETO onde as capivaras invadiram o centro da cidade devido a superpopulação . O Chile abriu a caça aos pombos por causa da poluição e das doençãs que eles transmitem .GENTE NÃO QUERO QUE EXTERMINE AS CAPIVARAS E OS POMBOS MAS É PRECISO QUE O IBAMA TOME POSIÇÃO PERANTE A SITUAÇÃO .TUDO TEM QUE TER UMA MEDIDA E QUANDO UM ANIMAL VIRA PRAGA TEMOS QUE NOS DEFENDER .Há um boato que no interior de São Paulo soltaram onças e sucuris para comer as Capivaras .Pode ??Não é melhor abrir a caça como os outros paises que ja fazem isto ?Para controlar a população ?

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>