• Home
  • Cães abandonados e desnutridos de Tietê (SP) ainda não foram retirados do terreno da ONG

Cães abandonados e desnutridos de Tietê (SP) ainda não foram retirados do terreno da ONG

15 comments

Imagem: TV TEM

Os cachorros permanecem no mesmo local,  com sarna e em um chão sujo. Eles não tem proteção do sol ou da chuva. São aproximadamente 100 animais magros e doentes cuidados por apenas uma pessoa.

No fim de semana nossa equipe de reportagem esteve em Tietê (SP) no abrigo que deveria cuidar de animais abandonados, mas que atualmente recebem pouca atenção. A equipe encontrou ração espalhada, lixo, seringas usadas ao ar livre, uma situação que mobilizou voluntários de uma ONG de São Paulo.

Alguns animais que estavam mais doentes foram levados ao veterinário, outros medicados com remédios trazidos pelo grupo. O próprio presidente da Sopaat, a Sociedade de Proteção Animal e Ambiental de Tietê, reconheceu, na ocasião, que a situação é grave.

No fim de semana a prefeitura disse que o local já havia passado por reformas e que nesta segunda-feira os animais seriam transferidos para o parque de exposição da cidade, mas hoje ele mudou o que havia dito.

O prefeito diz que o município contribui com dinheiro e ração por mês. Nossa equipe conversou também com a diretora das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica. Raquel Coan não soube informar se o local tem alvará de funcionamento.

O prefeito informou ainda que está à procura de algum lugar para os cães fiquem, até que o canil fique pronto. A previsão é que a obra seja concluída em dezembro.

Assista ao vídeo da reportagem:

Fonte: TN

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Podem ir lá hj, amanhã e depois, não vão se preocupar, só conversa fiada.Os animais deles de raça logico,com certeza estão muito bem obrigado em lugar seguro,com amor,comida.
    A coisa não muda né, infelizmente.

  2. qual é o nome da ONG que foi lá ajudar?
    poiis é, se fossem humanos nessas condições, já teriam dado um jeito. mas, né, como são “só” animais e ele está ocupado com o “evento do ano”…. em dezembro ele arruma uma casa pra eles….
    LAMENTÁVEL.

  3. Prezados amigos da ANDA e REDE BICHOS,

    Entrei no site da Prefeitura (www.tiete.sp.gov.br) e mandei e-mail para ouvidoria. Também há o e-mail da secretaria da saúde do munípio: saude@tiete.sp.gov.br. A secretária da saúde é Sra. Odete Forlense de Almeida.Vamos pressionar. A cópia do texto segue abaixo:

    A/C Secretaria de Saúde,

    De acordo com a notícia veiculada no site ANDA- Agência de Notícias de Direitos Animais (de 08/02/2011) consta que mais de cem cães ( alguns doentes em estado grave) permanecem em um terreno de uma ONG sem abrigo da chuva (abandonados e esfomeados). Segundo o i. Prefeito, obras ( termo genérico) serão concluídas em dezembro/2011. Pergunta-se: Tietê não tem CCZ ?A Prefeitura compactua com este tipo de situação ? Fico no aguardo de esclarecimentos.
    Mila Rocha

  4. um absurdo,que isso esteja acontecendo,as pessoas tem que parar de pegar animais e depois larga abandonados,é uma vergonha que isso acontece,eu tenho nojo de pessoas que fazem isso,eu queria poder ajudar todos os animais,mas como não posso faço a minha parte que é nunca abandonar os meus cãozinhos que amo muito.

  5. Oi, Telma.

    Às vezes, nem sempre estamos no mesmo local. Moro aqui na Capital. Enviei tb e-mail para zoonoses@tiete.sp.gov.br
    Em outro caso, de Ilha Bela, a Prefeitura foi obrigada judicialmente (por liminar) a fornecer ração de boa qualidade para os animais. Foi bem divulgado na mídia. Acredito que todo o tipo de “pressão” seja válida, significa que estamos ” de olho”. As petições públicas para o abrigo de Itanhaém tem surtido resultado.

  6. Ola!! Eu sou de Tiete. Ja fui visitar o lugar, quase chorei de ver a situação. Minha mae ajuda com ração. A ultima vez levamos alguns tapetes pra proteger do frio. O que vcs sugerem pra podermos ajudar mais esses animais? Dói o coração de ver essa situação!

  7. Acho que isto é caso de denúncia ao Ministério Público, tendo em vista que, na Constituição está determinado que o Estado é responsável pela tutela de animais, sejam silvestres ou domésticos.Por que a Prefeitura de Tiête não faz visitas e fiscalização permanente na ONG, que esta recebendo auxilio. Isto é parceria. É dever do Poder Público saber com exatidão o que é feito do dinheiro que desenbolsa com os parceiros.Parece que há descaso da Prefeitura em relação a vistoria periódica do local e das condições em que se encontram os animais. Quanto ao responsável pela ONG, creio que tem de ser processado e impedido de atuar, pois, está praticando crime de crueldade e maus tratos aos animais que estão sob sua responsabilidade. Tem que fechar essa ONG e os animais têm que ser transferidos e cuidados pelo CCZ enquanto não for encontrada nova parceria. O Ministério Público também pode interceder, caso a Prefeitura não tome providências. Mas, se ninguém denunciar formalmente, ficará no jogo de empurra. Enquanto isto, os animais sofrem e morrem à mingua.Acho que tem também que “chover” e-mails pressionando a Prefeitura e a Secretaria de Saúde de Tiête.Vou enviar o meu agora mesmo.

  8. E custa muito ao prefeito fazer uma reforma emergencial no local onde eles sofrem?cimentar a lama,construir umas baias ou ao menos um galpao contra o sol e chuva,até se finalizar o canil novo?Pq ele nao trata AGORA DOS PETS COMO SE JA ESTIVESSEM NO CANIL A TERMINAR?Ma vontade e ruindade é o motivo.Agora independente de se precisar de prefeito(coitado de quem precisa)os protetores poderiam junto a ongs tentar arrumar abrigo decente para eles,divindo entre as ongs a quantidade de animais.Do jeito que estao nao da para continuarem vivos.

  9. Oi, pessoal!!!

    De acordo com as informações da Rede Bichos, na pessoa de Di Torres, postada em 09.02.2011, às 07:48 hs,a situação está melhor. Ela esteve lá no dia 08.02.2011 e constatou melhorias.Se puderem seguir este caso tb na rede bichos ( casos de urgência) será muito bom!!!!

  10. Acho que o maximo que a prfeitura vai fazer é “pulverizar” em cczs regionais e nunca mais saberemos deles! Agora, que ongs tem espaco ou condições p/ isso?

  11. Ola, Bom dia
    Há mais de dois dias estou Fazendo algumas pesquisas no Google
    Relacionado à Direito dos Aimais e encontrei o site Anda
    Muito bom o conteúdo, meus parabéns
    Abraços
    Atenciosamente
    André Domingos Ferreira
    http://www.web10.net.br
    Tres Lagoas MS – Brasil

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>