• Home
  • Nova espécie de lobo é descoberta no Egito

Nova espécie de lobo é descoberta no Egito

1 comments

O "chacal egípcio" era considerado uma subespécie do chacal dourado (Foto: Flickr/Rainbirder)

O animal conhecido como “chacal egípcio” deve ganhar um novo nome. Por habitar a mesma região dos chacais dourados e por certa semelhança física, ele era considerado uma subespécie de chacal. Mas uma nova pesquisa mostrou que seu DNA é muito parecido com o dos lobos cinzentos, indianos e himalaios.

Do ponto de vista ambiental a descoberta não deve ter tanto impacto quando do evolutivo, apostam os pesquisadores. Ela ajuda a entender como espécies de lobo migraram da África para Europa, já que os lobos surgiram no continente africano cerca de 3 milhões de anos antes de se espalharem pelo Hemisfério Norte.

Ainda por volta de 1880, pesquisadores notaram que o “chacal egípcio” se parecia muito com o lobo cinza europeu, mas o animal manteve seu nome até agora, porque não haviam provas de que ele pertencia a outra espécie. Com a análise detalhada de seu DNA, essa diferença foi finalmente descoberta.

O DNA do novo lobo africano é próximo ao do raro lobo da etiópia, encontrado a 2,5 mil km da região. Os próximos passos da equipe de pesquisadores serão mudar o nome e a classificação do “chacal egípcio” no reino animal e descobrir quantos lobos existem soltos na região. Apesar de os chacais dourados não estarem ameaçados, o “chacal egípcio”, pode ser bem mais raro.

A pesquisa, liderada por David Macdonald, foi divulgada pela publicação especializada PLOS One e é fruto de parceria entre as Universidades de Oslo, Oxford e Addis Ababa.

Fonte: Revista Galileu

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>