Cientistas tentam vender a ideia de carne de inseto como sustentável

Por Lobo Pasolini (da Redação)

Em busca do filão da sustentabilidade, um termo tão abusado que mal lembra seu sentido original, pesquisadores no mundo a fora tentam criar notícia com conclusões que muitas vezes beiram o pueril.

Uma que nos chamou a atenção esta semana foi veiculada pelo Diário da Saúde. Segundo a publicação, cientistas suecos da Universidade de Wageningen estão trabalhando com o governo e a indústria para investigar a criação de insetos comestíveis.

A ideia é criar uma alternativa à carne, cuja produção é uma das maiores fontes de emissão de carbono no mundo. Os insetos seriam, em teoria, menos “pesados” para o meio ambiente.

O artigo é uma mistura de referências para fazer parecer sério algo tão descabido. Por um lado menciona que o estudo foi publicado na ‘conceituada revista científica PLoS ONE’ no final de dezembro. E por outro evoca a bíblia para dizer que João Batista e Jesus comeram insetos durante suas meditações no deserto.

O fato é que nós não precisamos de carne de animal algum, inclusive insetos, para sobreviver. Ao invés de gastar tempo e recursos com pesquisas como essa, os cientistas empregariam muito melhor seu tempo em pesquisa sobre dietas à base de plantas, que já estão disponíveis para o ser humano e não prejudicam os animais.

Blogger, jornalista, videomaker, ativista vegano.