• Home
  • Mais de 3 mil animais foram sacrificados em 2010 no MT

Mais de 3 mil animais foram sacrificados em 2010 no MT

5 comments

Um total de 3.168 animais foram sacrificados em 2010, no Centro de Controle de Zoonoses de Rondonópolis (MT). Os cães eutanasiados estavam contaminados com doenças como a leishmaniose, raiva, cinomose e parvovirose. Segundo a médica veterinária do órgão, Loana Gomes  Faria, a orientação é para que os tutores de cães e gatos vacinem os animais para evitar o contágio de doenças. Na sua avaliação, esta ação poderá diminuir o número de animais doentes na cidade.
Canil do Centro de Controle de Zoonoses de Rondonópolis

“A carrocinha do Centro de Zoonoses recolhe apenas os cães doentes, entregues pelos tutores ou por terceiros que denunciam a presença de animais com suspeita de contaminação nas adjacências de suas casas. O órgão recolhe estes animais e encaminha para triagem clínica e, se confirmada a doença grave, o animal recebe a eutanásia e é incinerado”, disse a profissional.

Uma quantidade pequena de gatos doentes também foi sacrificada em 2010.

Gatos para doação no Centro de Controle de Zoonoses

A veterinária explica que esta ação do Centro de Zoonoses é para evitar a contaminação de outros animais sadios. “O tratamento de doenças como cinomose e parvovirose têm um custo muito alto. Muitas pessoas preferem entregar o animal para receber a eutanásia. Se não existisse um lugar para receber, estas pessoas acabariam abandonando os cães pelas ruas, colocando assim a cidade sob risco de surtos destas doenças”, disse Loana Gomes.

Conforme a servidora pública, o Centro de Controle de Zoonoses também recebe animais rejeitados por apresentar sarnas ou com grande quantidade de carrapatos. “Animais com estes problemas de saúde são tratados e encaminhados para o canil de doação do órgão”, repassou Loana Gomes.

GATOSO

Centro de Controle de Zoonoses não recolhe gatos doentes ou sadios. Porém, as pessoas encaminham estes animais à unidade localizada no Globo Recreio, saída para Poxoréu. Atualmente, no órgão, existem aproximadamente 20 gatos entre adultos e filhotes para doação. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3411-5189.

Local onde os animais doentes recebem injeção letal

Fonte: A Tribuna MT

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Considero um absurdo apoiar o exterminio de animais desse jeito. A materia que li, e infelizmente agora nao consegui localiza-la afirma que na verdade a maioria dos caes foram tirados de seus lares a revelia com SUSPEITA da doença.
    o QUE SIGNIFICA ESSA MATERIA? APOIO ao exterminio de caes e gatos?
    Agora que estamos conseguindo leis que apoiam a castração e sao contra a eutanasia.
    Sinceramente vc acabam de me deixar com desconfiança do quanto ajudam mesmo os animais.
    Daqui ha pouco vao estar apoiando coisas como esta

    http://extra.globo.com/esporte/orgao-sul-africano-propoe-sacrificio-de-vacas-nos-estadios-da-copa-205765.html

  2. O órgão recolhe estes animais e encaminha para triagem clínica e, se confirmada a doença grave, o animal recebe a eutanásia e é incinerado”, disse a profissional.

    claro que seria muito melhor se todos fossem tratados, mas como a propria veterinaria diz, os tratamentos são caros e se os proprietarios não tem condições de arcar ou se esses animais estavam na rua, o que seria melhor? deixa-los definhar? se existissem politicas publicas que ajudassem nos tratamentos tudo seria mais facil, mas essa é a opção no momento.

  3. É a velha história, melhor perder um boi que uma boiada, se um animal com uma doença contagiosa é eutanasiado com acompanhamento veterinário para evitar o contágio de muitos é até compreensivo, pode ser um mal necessário um prejuízo para o individuo, mas um bem para espécie e ainda pode ser evitado através de vacinas, grave mesmo é o especismo praticado contra galos combatentes por ONG`s, associações, CCZ`s, guarda noturno, guarda rodoviário, policias militar, civis, federal, quarda municipal seja La a onde tiver um funcionário publico corrupto ou um falso protetor estará acontecendo um crime contra a espécie Gallos Gallos com o apoio da mídia e dos órgãos protetores, usando uma lei de proteção, são tomados por assalto praticados contra os preservadores dessa espécie e exterminados por prazer para chamar a atenção de uma população ignorante que não sabe a diferença entre um galo e uma galinha e acham que os galos brigam porque se aposta quando na verdade se aposta porque eles brigam.

  4. animal é um ser vivo sente dor e tem sentimentos traz alegria aos donos e merecem se bem tratados o exterminio é um absurdo e preciso sim um controle.O governo tinha q fazer um campanha de catração de animais para evitar o abandono dos mesmo ,como por exemplo um controle de natalidae que o governo da china fez só que em vez de animais foi com pessoas racionai imagina o bem que faria se fosse com animais inracionais afinal assim como todos eles não tem culpa de vir ao mundo. Eu amo animais e sou defensora de bons tratos a todos os seres viventes.

  5. animal é um ser vivo sente dor e tem sentimentos traz alegria aos donos e merecem serem bem tratados o exterminio com o uso da eutanásia é um absurdo e preciso sim um controle mas não dessa forma.O governo precisa fazer um campanha de castração de animais para evitar o abandono dos mesmos como todos eles não tem culpa de vir ao mundo.Sem falar que O animal doméstico castrado não apresenta comportamentos reprodutivos tais como fugir de casa, miados altos durante o cio, brigas, demarcação de território com urina, etc. É uma garantia de segurança para o animal, que embora continue adequado inclusive para guarda de residências, torna-se mais equilibrado e emocionalmente estável.eu amo os animais e quero que todos sejam bem tratados .Contra aos maus tratos de animais.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>