• Home
  • Tempestade carrega focas por 483 km na Europa

Tempestade carrega focas por 483 km na Europa

2 comments

Sobrevivência de filhotes de foca é baixa no inverno. Foto: PA/BBC Brasil

Três filhotes de focas cinzentas sobreviveram a uma viagem de quase 500 km depois de terem sido levados por uma tempestade nas ilhas Farne, na costa leste da Grã-Bretanha.

As focas estavam marcadas com tinta e foram encontradas em uma praia da Holanda a 483 km de seu local de origem. O primeiro filhote, que tinha menos de três semanas quando foi levado pela tempestade, foi encontrado no dia 13 de dezembro. Os outros dois filhotes foram encontrados nos dias 6 e 7 de janeiro.

Agora eles estão se recuperando em um centro de tratamento na Holanda. Quando ganharem mais peso, serão libertados.

Jornada extraordinária
O supervisor-chefe do National Trust para as ilhas Farne, David Steel, disse que os filhotes fizeram uma jornada extraordinária. O National Trust é a entidade britânica que trabalha pela conservação da natureza e de construções históricas no país.

“É uma história extraordinária de determinação e sobrevivência nas águas turbulentas do Mar do Norte. Para três filhotes de foca cinzenta, passar por isso, é surpreendente”, afirmou. Os filhotes de focas das ilhas Farne são marcados com tinta por especialistas para monitoramento das colônias e a cor deste pigmento muda de acordo com seu período de nascimento.

Dois dos filhotes encontrados na Holanda tinham marcas de tinta azul, o que significa que eles nasceram por volta de 30 novembro. A terceira foca tinha tinta amarela no corpo, o que significa que nasceu no meio de novembro.

“Os dois filhotes com marcas azuis ainda seriam dependentes de seus pais e o terceiro filhote teria acabado de ficar independente quando os três começaram a viagem até a Holanda”, afirmou Steel. O National Trust afirma que a taxa de sobrevivência das focas cinzentas no mar em volta das ilhas é baixa, mais de 45% dos filhotes não conseguem sobreviver aos meses de inverno.

Fonte: BBC Brasil

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. OS ANIMAIS lutam pela sua sobrevivência.
    FORAM duros os tempos em que estas criancinhas estiveram, na luz do dia e na escuridão da noite lutando em meio ao mar revolto e à tempestade.
    PRECISAMOS contemplar o direito deles, porque sua vontade de viver está muito bem demonstrada.
    ASSIM como nós eles também lutam, somos todos parte desta grande árvore que existe no Planeta Terra, somos todos, membros da ARVORE DA VIDA.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>