• Home
  • Natura recebe multa milionária por exploração de animais e plantas raras

Natura recebe multa milionária por exploração de animais e plantas raras

8 comments

Ibama aplicou multa milionária por uso não autorizado de conhecimento genético, antecipou Guilherme Barros

A fabricante de cosméticos Natura afirmou nesta quinta-feira que irá apelar uma multa de R$ 21 milhões determinada pelo Ibama, sob a acusação de uso impróprio de material genético nativo ao Brasil. A informação sobre a multa foi antecipada por Guilherme Barros.

Autoridades ambientais planejam ampliar medidas contra empresas que criam patentes sobre produtos fabricados com plantas raras e animais sem compensar de forma adequada o país ou as comunidades indígenas onde os materiais foram encontrados.

“A empresa entrará com um recurso contra todos os processos legais, porque tem certeza que cumpriu todos os princípios básicos da Convenção de Diversidade Biológica”, disse a Natura em comunicado. A companhia afirmou ainda que as regras existentes sobre o uso de espécies locais não protegem adequadamente os direitos das comunidades e não promovem a pesquisa e o desenvolvimento científico, ecoando as críticas de ativistas e pesquisadores que defendem regras melhores.

Fonte: IG

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O IBAMA multou pela ñ divisão nos lucros… Palhaçada!!! Aí vem c/ Bla Blá Bla q é pelos Animais, Indios e Plantas raras.. a Natura pode ter errado feio..Mas o IBAMA vai ter q relacionar cada erro..E ELA MESMO INDENIZAR OS coitados dos INDIOS..pela demora em enxergar o problema!

  2. o que me chama atenção é que, quando estive na Amazônia/Amazonas perguntei a diversos cablocos e ribeirinhos sobre como era essa troca, de empresas que usavam conhecimento pessoal e ativos de plantas, as respostas eram quase sempre:
    – eles vem aqui e perguntam como nós usamos, quantidades para isso ou aquilo e se há mudas.

    Desde então tenho muita desconfiança de todas as empresas; fico muito ressabiada.

  3. Então a Natura está fazendo propaganda indevida em suas revistas de venda de produtos cosméticos quando diz que não faz testes em animais? Mas mesmo assim utiliza materiais genéticos?
    Quanta hipocrisia…

  4. Se realmente houve exploracao, quero ver se o Ibama vai conseguir receber o valor da multa. Tem politico que e socio da Natura…e ai, vai acabar em pizza?

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>