• Home
  • Espécie de búzio dá o “alarme do ladrão” para evitar os predadores

Espécie de búzio dá o “alarme do ladrão” para evitar os predadores

0 comments

O animal emite uma luz que, para além de assustar o predador, pode colocá-lo em evidência atraindo os seus próprios predadores, o que desencoraja o ataque ao búzio.

Cientistas da Scripps Institution of Oceanography (Califórnia, EUA), publicaram recentemente na revista Proceedings of the Royal Society B. um artigo em que descrevem as propriedades de um pequeno búzio bioluminescente.

Trata-se de um gastrópode designado por Hinea brasiliana, que possuiu uma concha especial que amplifica a luz que o seu corpo emite.

Aparentemente, quando em perigo o animal, retrai-se para o interior da concha e a luz que emite, ao invés de desaparecer”, torna-se mais forte iluminando toda a concha. “A concha amplifica a luz fazendo a sua fonte parecer maior”, explica Dimitri Deheyn, que liderou o estudo.

Para além de assustar o predador, os investigadores sugerem que este comportamento pode ser um exemplo de uma estratégia anti-predatória conhecida em Biologia como “o alarme do ladrão”.

Esta tática passa por colocar em evidência o animal predador,  tornando-o presa fácil, desencorajando o seu próprio comportamento predatório, o que garante a segurança da sua presa.

Fonte: Naturlink

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>