• Home
  • CCZ de Campinas será obrigado a oferecer atendimento veterinário gratuito aos animais da população carente

CCZ de Campinas será obrigado a oferecer atendimento veterinário gratuito aos animais da população carente

6 comments

Vicente da UPA
imprensa.vicentedaupa@gmail.com

Com 23 votos favoráveis, a Câmara Municipal de Campinas (SP) aprovou nesta quarta-feira (01/12), em segunda discussão, projeto de autoria do vereador Vicente da UPA (PV), que prevê o atendimento veterinário gratuito aos animais tutelados por pessoas de baixa renda. De acordo com a proposta, caberá ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) a responsabilidade pelo atendimento de consultas e encaminhamento dos animais aos procedimentos cirúrgicos, quando necessários. As despesas geradas por estas prestações de serviços correrão por conta de verbas destinadas à Secretaria de Saúde do município.

Segundo o vereador, a proposta vem em consonância com a orientação de governo do Executivo. “A Prefeitura diz que atende primeiro os que mais precisam. O nosso projeto é direcionado justamente a esta população à qual o prefeito faz menção, já que as pessoas carentes possuem animais de estimação e muitas vezes não têm condições de zelar por eles como deveria”, justificou Vicente.

Vicente Carvalho argumentou que o modelo de gestão atual onera as ONGs, já que o município não dispõe de um programa para atendimento dos animais que estão sob os cuidados da população de baixa renda, obrigando o terceiro setor a suprir esta carência. “As ONGs que militam em prol dos direitos dos animais acabam arcando com a responsabilidade do Poder Público, que dispõe de verbas orçamentárias para promover programas de apoio. O terceiro setor não tem recursos para este tipo de projeto, mas a Prefeitura tem. É para o Executivo que os cidadãos pagam impostos e é dele que devem cobrar o atendimento de suas necessidades. Não é certo que esta responsabilidade recaia sobre as ONGs que atuam por mera liberalidade e amor à causa”, declarou o vereador.

A proposta segue agora para a sanção do prefeito, Dr. Hélio de Oliveira Santos (PDT).

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É ASSIM QUE DEVERIAM AGIR TODO ESTADO DE SP. MUITAS VEZES O ABANDONO, NÃO NEM PQ O TUTOR N GOSTE DO ANIMAL, MAS POR FALTA DE CONDIÇÕES FINACEIRAS DE TRAT-A-LOS COMO MERECEM. SE TIVER TRATAMENTO GRATUITO, COM CERTEZA O ABANDONA DIMINUIRÁ. POLITICOS MÃOS A OBRA. DEUS ABENÇÕE A TODOS.. EPRINCIPALMENTE OS INDEFESOS…

  2. Parabéns ao vereador Vicente. Muito justa essa lei, pagamos nossos impostos e exigimos que os animais sejam tratados pelo poder público com toda dignidade que merecem!

  3. adorei a ideia pois sempre que preciso levar o meu cãozinho ao veterinário tenho que pagar e é muito caro nem sempre tenho condições, espero que funcione ja pago impostos muito caros obrigada

  4. Estou com um cachorro ferido, foi atropelado e o motorista foi embora sem prestar socorro, estou tentando ligar na CCZ de campinas-sp mas ninguém atende. esse centro funciona mesmo?

  5. OLA VICENTE,PRECISO URGENTE DE AJUDA,EU RESGATO GATOS ABANDONADOS AQUI NO JARDIM SANTANA EM CAMPINAS,E ME ENCONTRO SEM CONDICOES NO MOMENTO DE USAR AS CLINICAS VETERINARIAS,MESMO AS DE BAIXO CUSTO,ESTOU DOENTE E GASTANDO MUITO COM REMEDIOS E PRECISO DE UM ATENDIMENTO GRATUITO. ESTOU COM UMA GATA COM UM TUMOR MAMARIO COM CARACTERISTICA BENIGNA POIS JA HA 4 MESES E NAO ESPALHOU NAS DEMAIS MAMAS APARENTEMENTE,POR FAVOR SEI QUE VC PODE ME CONSEGUIR ESTE SOCORRO,AGUARDO SUA RESPOSTA EMAIL ACIMA,POR FAVOR ME PASSE O TELEFONE PARA EU FALAR COM O VICENTE.OBRIGADA

  6. Ola,preciso muito de ajuda,tenho 2 cachorras que estão com nódulos uma delas já está com um buraco na barriga,não sei o que fazer,não tenho condições,por favor me ajudem.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>