• Home
  • Pais de santo querem “tolerância” para poderem assassinar animais

Pais de santo querem “tolerância” para poderem assassinar animais

13 comments

O Movimento em Defesa da Liberdade Religiosa redigiu uma carta aberta à população, condenando a intolerância, a discriminação e a falta de conhecimento sobre rituais religiosos, em especial os de matriz africana, como o candomblé e a umbanda. A carta foi escrita como defesa contra o projeto de lei 202/2010, que condena o sacrifício de animais em rituais religiosos, de autoria do vereador Laércio Trevisan Junior (PR), e que foi vetado na semana passada pelo prefeito Barjas Negri. O veto deverá ser votado pela Câmara de Vereadores de Piracicaba no início de dezembro.

Na noite de quinta-feira (11), umbandistas e candomblecistas usaram o plenário da Câmara de Vereadores para abordar o tema e a necessidade de tolerância, prestando esclarecimentos sobre a realização dessas religiões. No mesmo dia, o vereador havia apresentado vídeos sobre sacrifícios de animais em rituais e, segundo os pais-de-santo, não são imagens captadas em Piracicaba. “Tememos o assédio da população sobre os religiosos de matriz africana por causa dessa maneira preconceituosa de abordar o assunto. Não podemos generalizar. Não é verdade que usamos cães nos sacrifícios e quando houver maus-tratos também vamos ajudar a combatê-los”, disse o candomblecista Ronaldo Almeida de Xangô.

O Movimento pretende coletar um abaixo-assinado em favor da liberdade religiosa, garantida por lei federal. “Os terreiros podem ser visitados para verificar como os animais são tratados e fiscalizados para garantir que não há maus-tratos, mas é preciso tomar cuidado para que essa questão não tome uma abrangência pejorativa”, disse o babalorixá Eduardo Gomes de Oxumaré.

Outra reivindicação dos pais-de-santo é quanto ao tratamento hierárquico religioso. “Se um padre ou pastor são chamados dessa forma, um pai-de-santo também merece ser tratado com esse respeito”, falou Ogam Wilson.

Conteúdo

A carta aberta esclarece sobre a história das religiões afrobrasileiras, que cresceram superando perseguições e intolerância, bem como a história dos negros no Brasil, trazidos como escravos e que tinham nesses rituais religiosos sua maneira de expressão e fé.

O documento afirma que os animais abatidos durante os rituais, não o são de maneira sofrida e, depois, são consumidos como alimento.

Fonte: Gazeta de Piracicaba

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Respeito sim, a todas as religiões e crenças…mas acima de TUDO, respeito a VIDA!!!!Não se deve existir tolerância para o desrespeito a vida!!!

  2. É NECESSÁRIO que iniciemos o mais rápido possivel, outro abaixo assinado, no sentido de que realmente se tornem proibidos os ritos com holocaustos animais em todo o Brasil.
    É PRECISO não deixar somente eles falarem, tenho certeza que mesmo que eles, pelo fato de serem melhor organizados consigam um abaixo assinado muito numeroso; se fizessemos um plebicito, com ampla possibilidade de ambas as partes se manifestarem a respeito do assunto, e dando a nós veganos, o direito de mostrar ao público todo o horror desses sacrifícios, que de modo algum são praticados com preocupaçã ode “bem estar dos animais”, ganharíoamos de lavada.
    GOSTARIA de lembrar a todos os amigos veganos, que os cientistas brasileiros estão veiculando uma propaganda, em que afirmam estar muito preocupados com os animais e já estão pretendendo influenciar no sentido de legalizar a VIVISSECÇÃO com alguns princípios elaborados por eles mesmos.
    NÃO PODEMOS ficar parados, precisamos tomar providências enquanto é tempo.
    DEPOIS de promulgada uma lei, é mais difícil muda-la, do instituir uma nova.
    SAUDAÇÕES a todos que militam pela abolição animal.

    Lorival Ferreira.

  3. Cambada de macumbeiros… Respeito as religiões que respeitam a vida, não essa palhaçada aí!
    Porque não sacrificam seus filhos, pais e etc?
    Vá pra pqp…

  4. Seus macumbeiros atrasados e ignorantes, vocês não conhecem o verdadeiro amor que Jesus Cristo pregou, se conhecessem não precisava de nada disso. Sacificam o animal para agradar a quem??? O capeta??? Vai me dizer que para obter uma graça ou ter proteção se agrada com a vida de um ser sem maldade e indefeso, se é isso pegue seus filhos quando acabam de nascer, eles também nascem se maldade, agradem o capeta, espíritos ou orixás como quizerem chamar com o sangue de vocês. RELIGIÃO ATRASADA!!!

  5. Como já dizia Leonardo da Vinci: “Chegará o dia em que o homem conhecerá o íntimo do animal. Então, nesse dia, qualquer crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade”. E tenho fé que este dia chegará, porque no século que estamos vivendo graças a Deus existem cada vez mais número de pessoas lutando por aqueles que não sabem falar, mas hoje já existe leis que falam por eles, e deverão ser respeitadas e esses macumbeiros ignorantes ainda tem muito para evoluir e chegar a entender a frase de Leonardo da Vinci, um dos maiores gênios da história. Enquanto esses débeis não conseguem ter esta visão e sensibilidade terão que enfrentar a massa que cresce a cada dia para defender a vida destes seres maravilhosos que compartilham conosco o nosso planeta e TEM SIM TODO O DIREITO DE VIVER!!!

  6. é importante a liberdade religiosa, e como é, mas meus irmãos, vamos eliminar o sacrifício, o sangue, o sofrimento de animais de nosso planeta, já estamos em pleno XXI, os animais como nós foram criados por DEUS, e querem viver como nós, TUDO QUE VIVE QUER VIVER, temos de ter hoje uma Umbanda e um Candomblé MODERNO, renovado, transformando nossa mente, nosso comportamento e aí sim, teremos UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA, uma Nova Religião sem sangue, sem sacrifício. Todo dia é dia de renovar nosso destino…

  7. conheço um cara que é umbandista e vegetariano, ele é totalmente contra essa barbárie,então não dá para julgar uma religião inteira por causa de pessoas que são a favor!
    Mais quem assassina estes seres, nossos irmãos, devem ser punidos!

  8. Infelizmente, já presenciei sacrificio com animais no qual não pode haver nada de mais degradante do que esse ato……nada justifica a agonia de um animal em prol de qualquer religião…quase nem dormi, passei dias pensando naquele ato……é horrivel e totalmente desnecessário……..

  9. Em pleno século XXI ainda teremos que assistir apoio a rituais medievais? Até quando os animais sofrerão na mão da raça humana? Esta praga que está acabando com o planeta.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>