• Home
  • Estudiosa faz alerta contra a matança de morcegos nos centros urbanos

Estudiosa faz alerta contra a matança de morcegos nos centros urbanos

1 comments

Segundo a estudiosa Susi Pacheco, do Instituto Sauver, matar os morcegos que aparecem nos centros urbanos não é uma atitude concebível, além de não contribuir para afastá-los.

“Matar o animal não torna o ambiente menos propício para uma colônia de morcegos. As características que atraíram uma colônia, em pouco tempo, acabarão percebidas por outro grupo de animais”, diz.

Embora os morcegos sejam comumente associados a doenças e considerados problemas de saúde pública, poucos dados são consistentes a esse respeito.

Uma das poucas exceções é a raiva que, comprovadamente, pode ser transmitida pelo animal.

Mesmo assim, nas grandes capitais brasileiras, os registros de positividade da doença entre os bichos oscilam entre 0,5% e 0,8%, dentro do índice de normalidade da OMS (Organização Mundial da Saúde).

“O ideal é entrar em contato com as secretarias responsáveis ou pesquisadores do assunto. Eles podem orientar sobre o que fazer”, afirma a pesquisadora.

O que fazer

Nunca se deve tocar no animal com a pele desprotegida. O ideal é usar uma luva ou pano grosso.

Quem não quiser se aventurar, deve entrar em contato com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) ou a vigilância ambiental, que poderão tirar o morcego de perto de forma correta.

No caso de uma colônia inteira, o procedimento é mais complicado. Não basta retirar os morcegos, é preciso vedar as entradas para garantir que eles não retornem ao local.

Susi alerta que não se devem utilizar produtos químicos para repelir os morcegos. “Os produtos fazem mal a eles também podem fazer mal aos humanos”, conclui.

Com informações da Folha de São Paulo

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>