• Home
  • Para poupar animais, fogos de artifício podem ser banidos dos Jogos Olímpicos

Para poupar animais, fogos de artifício podem ser banidos dos Jogos Olímpicos

2 comments

(da Redação)

Explosão de fogos de artifício no Estádio Nacional durante abertura da olimpíada de 2008 em Beijing. Foto: AFP

A possibilidade de que seja proibida a explosão de fogos de artíficio na abertura e encerramento nos Jogos Olímpicos foi discutida hoje na reunião da Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais (ACON) com o conselho executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Hemasiri Fernando, chefe do Comitê Olímpico do Sri Lanka, levantou a questão de que os fogos de artifício, que são uma parte das comemorações, pode ser muito prejudicial para os animais.

Em 1988, nas Olimpíadas de Seul, os organizadores liberaram um grande número de pombas brancas para comemorar a trégua olímpica e, tragicamente, as aves voaram sobre o caldeirão e morreram. Depois de protestos de ativistas em defesa dos animais em todo o mundo, o COI decidiu banir a liberação de pombas na cerimônia.

O presidente do COI, Jacques Rogge, disse, “Nós vamos estudar isso a sério e eu não estou dizendo que vamos eliminar os fogos de artifício. Mas vamos analisar.”

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Existe a possibilidade de os fogos de artifício serem usados somente para apreciarmos a beleza de suas cores, sem que haja o barulho estrondoso que estressa e prejudica os animais? Porque tem de ter o barulhão infernal que agride não só os animais mas também os ouvidos humanos ?

  2. Oxalá isso vingue e tenha sucesso. Mas, pela frase reflexiva do Sr. Jacques Rogge, creio que nada de mais concreto acontecerá.
    Como sempre…

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>