• Home
  • Site divulga áreas ambientais protegidas no mundo inteiro

Site divulga áreas ambientais protegidas no mundo inteiro

0 comments

(Foto: IOL)

O Programa Ambiental dos Estados Unidos está recorrendo ao mundo virtual para proteger o planeta real, divulgando áreas protegidas pouco conhecidas no mundo inteiro, nomeadamente mais de 200 em Portugal, através do site www.protectedplanet.net, noticia a Lusa.

Em Portugal, o portal recomenda 213 áreas protegidas e parques naturais. A Serra d’Aire, os Parques Naturais da Árrábida, de Sintra e da Madeira, o Estuário do Tejo, a Costa Vicentina e o Litoral de Esposende são alguns dos primeiros resultados.

Segundo a BBC online, com o lançamento do portal, na Convenção de Biodiversidade dos Estados Unidos, as autoridades norte-americanas pretendem também alertar para a necessidade de aumentar rapidamente a proteção dos oceanos. Isto porque, alegam, o objetivo de proteger dez por cento dos oceanos até 2012 não vai ser cumprido, por larga margem.

As áreas protegidas são uma das formas mais eficazes de salvaguardar plantas, animais e ecossistemas, afirmou Charles Besancon, chefe da divisão de áreas protegidas do Programa Ambiental norte-americano (UNEP, na sigla em inglês).

“Sabemos que os parques nacionais e as áreas protegidas são importantes por muitas razões: eles abastecem água potável a um terço das maiores áreas urbanas do mundo, protegem as emissões de carbono e as espécies ameaçadas”, afirmou à BBC.

Charles Besancon exemplifica: “Os últimos 600 gorilas-de-montanha estão em áreas protegidas rodeadas por comunidades. Sem as áreas protegidas, já tínhamos perdido o gorila da montanha”

O UNEP tem uma base de dados de áreas protegidas em todo o mundo, uma informação compilada a partir de dados dos governos e de outras autoridades.

No entanto, apesar de estarem identificadas mais de 150 mil áreas protegidas, a informação sobre o que está nesses espaços e a forma como são protegidos é, em muitos casos, escassa.

Fonte: IOL

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>