• Home
  • Cachorro persegue ônibus atrás do tutor que o abandonou e causa comoção em Porto Alegre (RS)

Cachorro persegue ônibus atrás do tutor que o abandonou e causa comoção em Porto Alegre (RS)

51 comments

O freio do ônibus o desperta. Com as orelhas em pé e a esperança renovada, o cachorro corre até a porta de desembarque do coletivo. Aflito, fareja os degraus, os passageiros, o chão. Parece buscar algo, alguém. O veículo parte e, resignado, o animal volta à parada. Ele não tem nome nem raça. Há mais de uma semana, repete o movimento e comove os funcionários da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), na Avenida Padre Cacique, em Porto Alegre (RS). A certeza de todos é só uma: o animal procura por seu tutor, que o teria abandonado.

"A fidelidade dele nos impressiona", conta funcionário da Fase (Foto:Ronaldo Bernardi / Zero Hora)

Ele não sai daqui. Não aceita que chamem, não sai do lugar. Ele come olhando para os ônibus, fica ali o tempo todo. Mesmo quando chove, ele não procura abrigo”,  relata o monitor Aluísio Cruz de Almeida, 52 anos.

O animal é alimentado por funcionários da Fundação. A refeição, sempre no fim do dia, é degustada com a boca no pote e o olhar direcionado à rua.

Cão procura pelo tutor (Foto: Reprodução/Zero Hora)

“Ele come feito um condenado, mas não tira os olhos dos ônibus”, afirma Aluísio.

O reduto do cão é uma lixeira laranja, posicionada perto da parada de ônibus. Alguns passageiros ainda tentam passar a mão nele, mas o bicho é arisco.

“Ele cheira, cheira, cheira… Quando o ônibus para, ele sai correndo e parece querer subir”, conta a funcionária Maria Facchinelli.

Foto: Reprodução/Zero Hora

As atitudes do animal foram comparadas pelos funcionários da Fase às de um outro cão, que ficou conhecido pela sua lealdade. Entre as décadas de 1920 e 1930, um cachorro surpreendeu uma cidade e se tornou exemplo no Japão.

O animal, da raça Akita era chamado de Hachiko e teve a história contada no cinema no filme Sempre ao seu Lado. Todos os dias, o cachorro acompanhava o tutor, Hidesaburo Ueno, até uma estação de trem, de onde ele partia para dar aulas. Um dia, Ueno não voltou, vítima de um AVC. Mesmo assim, Hachiko passou dez anos indo ao local nos mesmos horários em que acompanhava o professor.

Enquanto o tutor do “Hachiko porto-alegrense” não aparece, o cachorro mantém a mesma rotina.

“É como se ele estivesse em uma espera eterna. A fidelidade dele ao tutor nos impressiona”, descreve Almeida.

Para saber mais sobre o desfecho dessa história, clique aqui.

Fonte: Zero Hora

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pessoal…gente boa, não esqueçamos de agradecer os Funcionários da FASE, pois eles, são, dos nossos. PARABÉNS e MUITO, MUITO OBRIGADO!Vocês, já estão FAZENDO!!!

  2. Será que vou ter que sair aqui de Curitiba e ir em Porto Alegre buscar esse cão??? puxa vida…alguém tem que adotar ele, façam algo povo de Porto Alegre!!

  3. Bem… já disse Albert Schweitzer “Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes”…
    ou seja…
    A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana…
    e poucos seres humanos possuem tais sentimentos.
    ____________
    veja,
    Não importa se os animais são incapazes ou não de pensar. O que importa é que são capazes de sofrer.
    ********
    A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem.

  4. Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais…os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento.
    Charles Darwin

    Enquanto estivermos matando e torturando animais, vamos continuar a torturar e a matar seres humanos – vamos ter guerra.
    Matar precisa ser ensaiado e aprendido em pequena escala.
    Enquanto prendermos animais em gaiolas, teremos prisões, porque prender precisa ser aprendido em pequena escala.
    Enquanto escravizarmos os animais, teremos escravos humanos, porque escravizar precisa ser aprendido em pequena escala.
    Edgar Kupfer-Koberwitz

  5. Igualzinho o filme…a diferença éq no filme o dono não abandonou…
    Pelo menos tem gente boa na redondeza q está cuidando dele e não maltratando!

  6. Uma coisa é certa, para a pessoa que o abandonou ele não poderá voltar mais, infelizmente se a pessoa fez isso com ele é sinal que ela não tem qualquer compaixão por ele, em que pese a fidelidade dele.

  7. Estou divulgando pelo email.
    As pessoas sabem como o animalzinho fica desesperado depois de abandonado e muita gente ainda toma a mesma atitude, abandonando animais todos os dias. é muito triste.. espero, de coração, que essa história mude.

  8. voces aí de Porto Alegre , adotem ou ajudem a adoção deste cão , ~pois ele pode sofrer um acidente vítima dos carros. A besta do chamado assim dono já o sacaneou.

  9. Estou em São Pulo e nada posso fazer daqui, será que não existe Protetores nessa cidade para alguém socorrê-lo? Será que não existe uma pessoa de bom senso e um espaço no quintal e principalmente no coração para acolhê-lo? Ou irão ficar tirando fotinhos e assistindo a fidelidade e a dor do animal?

  10. Pessoal da protecao de Porto Alegre nao da para fazer nada???
    Vao deixar ele la sofrendo quanto tempo??? Mesmo que esteja ganhando comida isso nao é suficiente. Mesmo que ele seja arisco, existem muitos metodos de atrai-lo e resgata-lo.
    Pior que ele vai tentar voltar ao local com certeza.
    Por favor facam alguma coisa urgente.
    12 mil Kilometros fica dificil eu ir ate ai para resgata-lo e ele provou que tem um carater fantastico e vai achar, com certeza, uma familia e esquecer seu antigo/a carrasco/a, esse espero que tenha a mesma sorte que impos ao caozinho. O que é dele esta guardado. Isso com certeza.

  11. Esse animalzinho esta mesmo é precisando de um lar, de carinho. Se por acaso algum veterinario
    o castrace gratuitamente; eu ficaria com ele.
    É que eu tenho 4 cadelas no pátio e não pretendo aumentar a criação. E também se o cachorro não for brabo.

  12. “Aii..eu odeio gente que abandona um ser querido como este..miserável!!!Que alguém o adote..não p deixem na chuva..apesar dos cuidados do pessoal legal., ele merece um lar!!”

  13. Ai meu deus que triste isso, se o dono estiver vendo isso ainda é tempo de concertar volte lá e o pegue de volta se for para ama-lo lógico ou se alguém que puder vá lá e veja o que pode ser feito eu já tenho o meu e infelizmente não posso ter outro mas faço minha parte com meu vira-lata que amo demais.NÃO MALTRATEM OS ANIMAIS, ELES SÃO SERES ILUMINADOS.

  14. Que coisa horrível ver o que ditos “seres humanos” fazem aos animais!! Porque a besta desse dono abandonou o bichinho ali, na rua? Aliás, porque teve o cão, se depois abandona? Pessoas assim merecem ser abandonadas à própria sorte, sem comer nem beber… esperando que alguém os ajude. E o direito dos animais, como fica?? A prefeitura precisa encontrar um novo lar não só a esse, mas ao diversos bichinhos que andam sem rumo pelas ruas.. Me revolto de ver que a prefeitura de Porto Alegre não faz o mínimo esforço por esses bichinhos que só querem de nós amor e carinho!!
    A Fase pelo menos alimenta o cão, o que é digno de parabéns.. Mas espero que providências sejam tomadas, sou amante dos animais, AMO cães, de todos os tipos, Amo minha cadela mais que a mim mesma. Por favor, peço a Prefeitura que tomem providências para recolher e ajudar os cães abandonados, inclusive esse.

  15. Pessoal, o mais importante é alguem resgatar este pobre animal, antes que lhe aconteça algo. Como já falaram isso nao é um filme, o dono o abandonou. Esse cao precisa de um final feliz. Pessoal de Porto Alegre, pelo Amor de Deus ajudem este cão.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>