• Home
  • Saiba por que alguns bandos de pássaros se movem em forma de V

Saiba por que alguns bandos de pássaros se movem em forma de V

1 comments

Os pássaros que voam em formação de V tem mais resistência para fazer viagens longas (Foto: Getty Images)

Algumas aves, incluindo cisnes, gansos, gruas, pelicanos e flamingos, voam de forma apertada, em formato de V, enquanto outros voam juntos, mas em bandos mais afrouxados. Segundo os cientistas essas formações em V ajudam os pássaros a conservarem sua energia, já que cada um voa ligeiramente à frente do outro, proporcionando menos resistência ao vento. As informações são do site Little Life’s Mysteries.

Para manter a justiça no grupo, as aves se revezam na liderança, e as que se cansam se deslocam para trás. Idade, sexo e tamanho do corpo também determinam quem vai liderar a formação em V. Em um bando de adultos e juvenis, os mais novos geralmente não vão à frente porque são menos capazes de manter altas velocidades em posição de liderança e retardariam o grupo inteiro para baixo, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores suecos publicado na edição de janeiro de 2004 da revista Behavioral Ecology.

Os pesquisadores também definiram que os pelicanos que voam na formação do grupo batem suas asas com menor frequência e têm menos batimentos cardíacos do que aqueles que voam sozinhos. Desta forma, os pássaros que voam em formação de V conservam mais sua energia e têm mais resistência para fazer viagens longas e difíceis.

A formação em V também melhora a comunicação e a coordenação do bando, permitindo que as aves se orientem melhor e acompanhem sua rota de forma mais direta.

Fonte: Terra

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>