• Home
  • Vereador propõe departamento com instalações para mutirões de castração

Vereador propõe departamento com instalações para mutirões de castração

1 comments

O Projeto de Lei nº 82/2010 tem por finalidade instituir por meio de departamento próprio, da Secretaria da Saúde, a realização de mutirões de castração de cães e gatos, a fim de garantir o controle populacional de animais que vagam pelas ruas, vítimas do abandono. A autoria da proposta é do Vereador Luiz Mário de Almeida (Marinho-PV) que pretende criar o departamento alterando a Lei nº 658/2.008 que trata do Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos em Ilhabela (SP).

Conforme o projeto de lei, a secretaria disponibilizará um local adequado, para esterilização cirúrgica e os procedimentos necessários, para a integral execução do Programa de Controle com instalações apropriadas, suprimentos e equipamentos adequados aos seus fins, ter como responsável um Médico Veterinário e uma equipe de trabalho composta de profissionais capacitados à realização de todas as atividades.

O vereador explica que a propositura visa atender o que preconiza o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, autarquia federal fiscalizadora do exercício profissional da Medicina Veterinária, do meio ambiente e do bem estar animal. A Resolução 1.892/2.010 dispõe sobre recomendações dos procedimentos de contracepção em cães e gatos em mutirões de esterilização cirúrgica.

“As recomendações que traz a Resolução orientam no que diz respeito ao planejamento e organização dos eventos, bem como a responsabilidade técnica; os procedimentos; a ambientação; o transporte dos animais; os equipamentos e materiais necessários, as equipes de trabalho; o procedimento cirúrgico; o trans-operatório e o pós-operatório, dentre outras normas, para eficaz procedimento e conforto dos animais”, justificou o Vereador Marinho.

O projeto foi apresentado no último dia 11 de agosto e ainda encontra-se em trâmite.

Com informações de O Noticiado

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>