• Home
  • Mais de cem baleias-francas são vistas no litoral de Santa Catarina

Mais de cem baleias-francas são vistas no litoral de Santa Catarina

0 comments


Projeto Baleia Franca registrou 102 baleias-francas em águas brasileiras. Foto: Paulo Flores, ICMBio/Projeto Baleia Franca

Um voo de monitoramento realizado pelo projeto Baleia Franca avistou 102 baleias-francas em águas brasileiras nesta quarta-feira (15).  O censo tem como objetivo catalogar e analisar a distribuição da espécie no Litoral Sul de Santa Catarina, com destaque para a concentração de animais marinhos na APA (Área de Proteção Ambiental) da Baleia Franca, que se estende do Balneário Rincão (SC) ao sul da capital catarinense.

O voo, o segundo desta temporada, registrou 72 fêmeas com filhotes, além de outros 30 animais adultos. A atividade de monitoramento aéreo foi acompanhada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

A diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch, disse que setembro é o mês com mais avistagens da espécie na região.

“Isto porque tanto as baleias que chegaram no início da temporada, em julho, quanto as que vieram um pouco mais tarde, estão presentes em nosso litoral. A partir de outubro, elas começam sua viagem de volta às águas geladas do polo sul, onde ficam as áreas de alimentação.”

O diferencial deste ano, conforme a bióloga, foi o grande número de baleias vistas entre Jaguaruna e Laguna, praias do litoral sul de Santa Catarina. Outro destaque foi a quantidade de baleias manchadas registradas no voo.

“Foram dois semialbinos adultos e seis baleias com manchas brancas e cinzas no dorso.”

Fonte: R7


About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>