• Home
  • Prefeitura de Aracaju (SE) adia campanha de vacinação antirrábica

Prefeitura de Aracaju (SE) adia campanha de vacinação antirrábica

0 comments

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) adiaram a Campanha de Vacinação Anti-rábica, que seria realizada no período de 22 a 27 de setembro de 2010. Apesar do Ministério da Saúde (MS) manter o calendário vacinal, Aracaju vai adiar a campanha para não comprometer a imunização de cães e gatos, com uma possível redução de cobertura vacinal. A data da campanha ainda não está definida.

“Em Aracaju, as informações de reações adversas da dose em alguns animas no sul do País gerou intranquilidade entre tutores de cães e gatos, o que poderia levar a não adesão à vacinação”, explica a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Yara Vasconcelos Couto.

A SMS também está divulgado a Nota Técnica da equipe Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que afirma que Aracaju mantém o controle do vírus da raiva sem a ocorrência de casos humanos.

Pesquisa

Para aproveitar a estrutura montada para a próxima Campanha de Vacinação Anti-rábica, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio da CCZ realizará uma pesquisa, por amostragem, de tipologia contra raiva. O objetivo é o de verificar o grau de imunidade dos cães e gatos em Aracaju. A pesquisa vai colher amostras sanguíneas de cerca de mil animais, para verificar eventuais riscos que esses podem correr ao serem vacinados.

“Vamos avaliar o grau de proteção da população canina. Acreditamos que esta pesquisa irá nos munir de importantes informações que orientarão nossas ações no Programa de Controle da Raiva”, diz Yara Couto.

Fonte: Infonet

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>