• Home
  • Governo federal confirma reações à vacina da raiva

Governo federal confirma reações à vacina da raiva

1 comments

Uma nota técnica do Ministério da Saúde confirmou o alto índice de complicações em animais vacinados contra a raiva no Estado de SP.

O material, divulgado a profissionais do setor, foi o único usado em São Paulo e Guarulhos, onde os casos de reações adversas se concentram.

Há duas semanas, o ministério disse que não havia problemas com a vacina e que a campanha – suspensa no Estado em 20 de agosto após mortes de sete animais – deveria continuar.

Procurado ontem, não comentou a nota técnica e informou que detalhes serão divulgados nesta semana.

Estudo feito pelas secretarias estadual e municipal de Saúde aponta que o número de complicações em cães e gatos na cidade de São Paulo foi 177 vezes maior em 2010 do que no ano passado.

Em 2009, 53 reações foram registradas, uma incidência de 0,05 caso a cada mil doses. Agora, passou para 2.198 reações, o que representa 8,88 a cada mil. No interior, o índice é de 1,13 a cada mil.

A vacina, produzida pelo laboratório Biovet, está sendo usada pela primeira vez na rede pública.

Uma investigação dos casos deve ser concluída em 15 dias. Até lá, a secretaria estadual decidiu manter a campanha suspensa.

Em todo o Estado, 2.627 animais imunizados tiveram reações adversas associadas, sendo 1.903 gatos, 713 cães e 11 em processo de identificação. Desses, 66 morreram.

Fonte: Folha.com



About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>