• Home
  • Canil Municipal de Cabo Frio lança campanha de adoção e conscientização

Canil Municipal de Cabo Frio lança campanha de adoção e conscientização

17 comments

“Faça uma boa ação: adote um cão” é o slogan da campanha do Canil Municipal de Cabo Frio

Inaugurado em setembro de 2006, o Canil Municipal, localizado na Fazenda Campos Novos, onde também funciona a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Cabo Frio, hospeda, hoje, 48 animais, sendo dez filhotes. A equipe, sob o comando do secretário e médico sanitarista Carlos Roberto Nogueira, conta com a dedicação dos veterinários Clarisse Matuck e Thiago Ribeiro de Souza, além dos funcionários José Carlos Sobral de Souza e Marcílio Eduardo dos Santos.

Dentro de um dos projetos para aperfeiçoar as atividades do canil, os funcionários fizeram o curso FOCA – Formação de Oficial em  Controle Animal, na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, sob o patrocínio de uma ONG.  O enfoque básico é o acolhimento de animais abandonados nas ruas.  Após a triagem com a vizinhança – quando é verificado se o animal “tem tutor?”, “por que está na rua?”, “está doente?” – e até mesmo em busca de identificar maus-tratos, que ocorrem em muitas ocasiões, de acordo com o veterinário Thiago de Souza, o animal é então acolhido.

O canil possui, atualmente, o Centro de Triagem e Controle de Zoonoses, que são doenças transmitidas dos animais para os humanos e vice-versa, como por exemplo: leptospirose, giárdia, micoses, larva migrans etc. Após  tratamento clínico amplo, os animais são esterilizados (orquiectomia e ováario-histerectomia) e só assim estão aptos a serem adotados. Além disso, os futuros tutores do animal recebem toda a orientação veterinária que se fizer necessária. É importante destacar que os animais criados pelas comunidades carentes recebem esterilização grátis e, para a realização de cirurgia, basta que o responsável  faça o cadastramento no canil.

O Dr. Thiago de Souza destaca o esforço da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, 20ª. Subseção de Cabo Frio, através da sua Comissão de Proteção aos Animais, que vem divulgando, exaustivamente, que “Maltratar Animais é Crime” – qualquer animal, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais 9605/98, artigo 32, que prevê detenção de três meses a um ano e multa, pena aumentada de 1/6 se ocorrer a morte do animal; e disponibiliza seu telefone para denúncia: (22) 2643-0026, esclarecendo que quem denunciar não será o autor do processo judicial que por ventura for aberto, pois “todos os animais são tutelados pelo Estado”.

“Além dessa atitude de cunho legal, a OAB é uma parceira que ajuda a  melhorar, ainda mais, as condições do canil, como a futura construção de uma área para o lazer dos animais lá hospedados, dando exemplo para o aparecimento de outros doadores”, afirmou ele.

Comemorando o próximo dia 9 de setembro, Dia do Veterinário, e ainda dentro da filosofia abraçada pela equipe do Canil da Fazenda Campos Novos, Thiago de Souza informou que está sendo feito um trabalho de conscientização junto às escolas, com o objetivo fundamental de ensinar as nossas crianças a amar e respeitar os animais.  “Adotar é um ato de amor”, completou ele.

Mais informações podem ser obtidas na Fazenda Campos Novos, localizada à Rodovia Amaral Peixoto, km 123 ou pelo número (22) 2625-6162.

Fonte: Nova Saquarema

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ola sou moradora aqui do bairro guarani e aqui na minha rua tem trez cachorros abandonado peço por favor que venham pegar os cachorros pq da pena dos animais passam fome e etc…. minha rua e marques de olinda numero 674 guarani peço que venham o mais rapido possivel desde ja agradeço

  2. Vi em um programa de televisão a reportegem de um cachorro que foi abandonado pela dona e levado para um canil do Rio.O cachorro não se misturava com os outros,estava muito triste e esperando pela dona.Ele atendia pelo nome de Totó.se ele estiver neste canil,gostaria muito de adota-lo.

  3. queria fazer uma denuncia conheço um cachorro que esta sofrendo muito no jardim pero- rua parana n 17 fundos a dona não tem condições de dar alimento para ele criar animal esta tão magro esta enfestado de carrapato e fugas o pior que ele cria o animal encima da a cisterna que esta sem tampa os carratos estão entrando dentro da cisterna nas paredes em todo lugar e ela tem tres crianças e ele usam essa agua que usa para fazer comida para ela e para as crianças e horrivel peço ajuda por favor

  4. Seria muito grata se houvesse uma fiscalização principalmente no bairro jardim esperança,pois os cavalos que além de carregar muito peso ,ainda são obrigados a ficar nesse sol escaldante de verão da cidade,enquanto seus donos desalmados,ficam na sombra esperando alguem pedir para levar mais peso a algum lugar.No mesmo bairro,as pessoas também tem deixado passarinhos presos nas gaiolas também no sol.Houve relatos em que alguns esquecem e os pobrezinhos infelizmente morrem sem ao menos poderem se defender.Por favor,não sei mais onde recorrer,sou de outra cidade e moro aqui a 15 anos,mas minha vontade é de voltar,pois lá,nao acontecia essas coisas.Vivo infeliz por ter que testemunhar essas coisas e não ter o que fazer.Peço ajuda,por favor!!!!!!!!!!!!!!!

  5. puxa gente tenho filho pequeno e tem um cachorro no andar de cima de onde moro mais to vendo q o cachorro esta sendo muito mal tratadoo0o…. e to tendo muito problema com carrapato estrela …

  6. oi estou a proucura de trabalho adoro animas..posso ajuda no banho na limpeza e nos passeios deles…gostaria de aprimorar mas meus conhecimentos..para futuramente fazer uma faculdade..

  7. OLÁ,TRABALHO NA ESCOLA VIDAL DE NEGREIROS NO ALECRIM E TENHO OBSERVADO UM CACHORRO MUITO DOENTE, CHEIO DE LEPRA. ELE FICA DEITADO O DIA TODO QUASE NO MEIO DA RUA, ELE PRECISA DE CUIDADOS……POR FAVOR AJUDE-O, ELE ESTÁ AGONIZANDO EM VIDA,NÃO AGUENTO MAIS VER O SOFRIMENTO DELE. PODEM ME LIGAR QUE LEVO VCS ATÉ ELE. MEU CELULAR É 22-92312416. POR FAVOR É UMA EMERGÊNCIA. OBRIGADA

  8. oi venho lhe pedir um favor.apareceu um filhote de gato na minha porta,gostaria de saber se tem alguem q queira.pois nao posso ficar com ela,mas nao deixa-la na rua nao tenho coraçao pra fazer isso.ou se vc sabe de algum abrigo me passe o endereço e telefone por favor.meu tel; 92245599 ou 97017272 desde ja agradeço um abraço

  9. Boa noite, Gostaria de saber como faço para pedir que levem 3 cães aqui de casa e 2 filhotes. Gostaria de mandalos para adoção e queria saber o que é necessario para fazelo

  10. Tenho uma cachorra e por motivos de falta de espaço e alergia das crianças , resolvi a entrgar para o canil, se for possível vcs me ajudarem eu agradeço desde já, obrigada!

  11. Olá, estou com 03 cachorros que foram abandonados um em frente ao meu serviço e dois na rua em que eu moro. Fiquei com pena e recolhi para alimentar e abrigar do frio e da chuva, mas até agora nao consegui adoção para eles, ja tenho dois inclusive uma femea prenha e não tenho espaço nem tempo pra ter mais. Gostaria de entregar pro canil, como devo proceder ?

  12. Boa tarde!

    Estou lhes escrevendo, porque estou desesperada! Amo os animais, tenho três cadelas, todas filhas das ruas. Alimento e cuido delas com muita dificuldade, não só por falta de tempo, como também por dificuldade financeira.
    Uma delas, que estava no cio, fugiu enquanto eu trabalhava, e, retornou prenhe. Teve 9 filhotes, um nasceu morto, sobreviveram 4 machos e 4 fêmeas. Eu não sei o que fazer, não tenho a menor condição de ficar com mais nem um animal. Não quero abandoná-los à própria sorte. Preciso de ajuda. Eles fazem oito dias amanhã. A mãe é pequenina e está muito magrinha, não sei até quando vai amamentá-los.
    Já publiquei no Facebook. Vou postar também suas fotos. Mas as pessoas só curtem, ninguém se manifesta por adotar um.
    Aguardo ansiosa um retorno de vocês, sei que são almas generosas.
    Já publiquei o video de vocês no face.
    Desde já, muito agradecida!

    Jaide

  13. Uma retificação…O video que compartilhei no Facebook, foi do SUIPA.

    Mas vou compartilhar tudo que vocês tiverem sobre os animais necessitados.
    Grata!

  14. Olá tenho duas cachorrinha fêmeas filhotes uma é vira-lata e a outra labrador preciso doa-las urgentemente e não acho um lugar, minha filinha ta ficando muito doentinho com muitas crises de alergia fui intimada pela pediatra a me desfazer delaszinhas, por favor me dê o endereço de vcs é urgente preciso o mais rápido possível pra q minha filha melhore!

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>