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Encontro de biólogos no RJ anda na contramão da ética

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Por Lobo Pasolini (da Redação)

Durante a 25ª reunião da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE 2010) que ocorreu na semana passada, a abertura do evento foi feita com uma defesa do uso de animais em pesquisas científicas.

Foi exibido o vídeo da campanha do Ministério de Ciência e Tecnologia enquanto Marcelo Morales, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), comentou o projeto.

Marcelo é membro do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), que apesar da descrição, efetivamente trabalha para promover a tortura de animais em laboratórios. Ele disse que é preciso “conscientizar a população brasileira sobre o uso de cobaias”.

Uma das informações mais alarmantes que veio do encontro foi que a campanha incluirá cartilhas a serem distribuídas entre estudantes de escolas públicas e uso de teatro para defender e justificar a utilização de animais nas experimentações.

O que esses biólogos e jovens cientistas parecem não entender é que existem alternativas éticas para uma pesquisa compassiva que não vê em outros seres vivos meros modelos de experimentação e que, com esse comportamento retrógrado, estão também violando os direitos animais. O projeto de infiltrar escolas públicas com propaganda pró-vivissecção é algo sinistro, pernicioso, típico de uma suposta ciência estagnada no tempo, e que vai na contramão da ética científica que se arraiga mundo afora graças à pressão da sociedade civil.

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  1. Fala sério! Na minha escola tem muitas pessoas que se protegem os animais, vários vegetarianos e alguns veganos, nós temos que fazer algo a respeito!

  2. creio que o espaço escolar tenha que servir de debates sobre o assunto e não de palco para apresentar propaganda ou opinião exclusiva apenas.
    Qualquer centro acadêmico prima, em sua filosofia e constituição político-pedagógica, pelos debates, discussões que gerem e formem opiniões outros sobre qualquer assunto da sociedade.
    Me desculpe, mas isso está fora do controle e sendo usado sem respaldo educativo ou pedagógico. Muito sério isso, muito mesmo!

  3. Deveriam oferecer dinheiro para experimentarem em humanos. Acabariam com dois problemas de uma só vez, o da pobreza, e o da experimentação animal. E os humanos, pelo menos, seriam “maltratados” por uma causa decente, ao invés de puro desprezo ou discriminação social.

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