• Home
  • Câmeras flagram abandono de animais em São José (SC)

Câmeras flagram abandono de animais em São José (SC)

7 comments

O abandono e os maus-tratos de animais são crimes previstos em lei, mas isso não impede que pessoas abandonem animais  nas ruas. Em São José, cidade de Santa Catarina, depois de receber dezenas de cães e gatos abandonados, o proprietário de uma clínica veterinária resolveu instalar câmeras de monitoramento. A intenção era tentar inibir os casos de abandono, mas não houve sucesso.

Alguns tutores abandonam seus animais na porta da clínica veterinária (Imagem: Reprodução/Diário Catarinense)

Desde a implantação do equipamento, há seis meses, 18 cães e gatos foram deixados por seus tutores nas portas do estabelecimento. Na noite do último dia 24, as câmaras registraram uma mulher trazendo um cachorro doente. O animal foi abandonado no local e teve de ser sacrificado.

“A gente até tentou através da nossa medicação (salvar o animal), mas infelizmente o sofrimento dele era muito grande”, conta o veterinário Luiz Afonso.

Em outra imagem, também filmada durante a noite, duas mulheres deixam caixas em frente à clínica. Dentro havia sete gatos. Em outro flagrante, este filmado pela manhã, um homem sai do carro, pega uma caixa com nove filhotes de labrador e coloca no mesmo local.

Outra imagem mostra uma mulher com capacete entrando na clínica para perguntar se os funcionários aceitariam o filhote. Como a resposta foi negativa, ao sair, a mulher deixa o cachorro na frente da clínica. O animal ainda tenta seguir a mulher, mas ela vai embora. Segundo Afonso, são comuns os casos de animais abandonados que tentam seguir os tutores e acabam atropelados.

Câmera flagra momento em que um animal abandonado pela tutora tenta segui-la (Imagem: Reprodução/Diário Catarinense)

Os animais deixados na clínica são tratados e colocados para adoção. No entanto, o veterinário Patrício da Silva diz que o processo é desgastante para os animais.

“É bem difícil, é em torno de um mês, um mês e meio, com os animaizinhos sofrendo nas gaiolas”, explica Silva.

A Prefeitura de São José não tem estatísticas e nem programas voltados para os animais de rua. A Secretaria Municipal de Saúde informa que está elaborando um projeto para a instalação de um centro de zoonoses na cidade.

Enquanto o centro não fica pronto, o problema fica a cargo de voluntários que mantêm canis. Um exemplo é a ONG Animales, que cuida de 98 animais disponíveis para a adoção. Como todo o trabalho é voluntário, a ONG precisa de doações para se manter. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (48) 9933-6794.

Assista ao vídeo da reportagem, clicando aqui.

Fonte: Diário Catarinense

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nem acredito nisso!!! Deveriam PUNIR, tem que fazer B.O. contra estas pessoas!
    Elas acham que qualquer lugar é depósito de animais, e querem se livrar do problema, jogando o problema para outrém.
    tem que pegar as filmagens e identicar os responsaveis!

  2. olá
    gostaria de saber de endereços no estado de santa catarina onde recebem animais atropelados, vivos e/ou mortos.
    Aguardo contato
    Antecipadamente Agradeço
    MAricéia

  3. oi, agradeço por pessoas como voces existirem,como fazemos pra fazer um abaixo assinado para a camara em brasilia pra chipar os animais e registrar todos e tornar lei cadeia pra maus tratos a animais.

  4. Há em São José/SC, um verdadeiro descaso da prefeitura com relação aos inúmeros cães abandonados e perigosos nas ruas e praias. É só transitar pela rua Heriberto Hülse (se você conseguir sair sem levar uma bela mordida) e verá a quantidade de cães sem donos, deixados a própria sorte, sem vacinação, doentes e perigosos por todo a rua. Se contar os riscos, a sujeira imensa na praia da Serraria. É só vir até aqui e conferir. O que deve ser feito é uma representação ao MP para que o então prefeito da cidade acorde para a gravidade do problema. Repito….é impraticável a caminhada pela rua Heriberto Hülse e na praia!!!!!!!

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>