• Home
  • Devolvidas à natureza 51 tartarugas apreendidas

Devolvidas à natureza 51 tartarugas apreendidas

0 comments

O Ibama devolveu nesta terça-feira (24) 51 tartarugas-da-amazônia a uma área protegida do rio Tapajós, em Itaituba, a 400 km de Santarém, no oeste do Pará. Elas foram apreendidas durante duas operações realizadas com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para reprimir o comércio e consumo desses animais, que estão entrando no período de reprodução na região. Cinco delas não puderam voltar à natureza e estão sob cuidados veterinários.

Na sexta (21), os agentes pararam e revistaram carros na Vicinal de Barreiras, a 10 km do centro do município. Uma tartaruga foi encontrada na caçamba de uma caminhonete hilux e outra na mala de um uno. Os motoristas foram multados em R$ 10 mil e os automóveis apreendidos.

Segundo o chefe do Escritório Regional do Ibama em Itaituba, Davi Rocha Paiva, o consumo de carne de tartaruga ainda é grande na cidade, apesar das multas aplicadas pelo órgão ambiental.

Durante uma ação na segunda (23), os fiscais apreenderam mais 54 animais numa vila de pescadores próxima ao Tabuleiro de Monte Cristo, na divisa com o município de Aveiro, um dos principais pontos de desova de tartaruga no estado. Ao perceber a chegada do Ibama, a maioria abandonou os bichos capturados para tentar escapar do flagrante. Muitas tartarugas foram jogadas em terrenos baldios e no rio, ainda presas em sacos, mas boa parte acabou salva pelos fiscais. Dois moradores, flagrados com quatro animais, foram multados em R$ 20 mil.

Fonte: Diário do Pará

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>