• Home
  • Baleias francas são vistas no litoral sul de Santa Catarina

Baleias francas são vistas no litoral sul de Santa Catarina

0 comments

As baleias francas continuam mostrando sua graça no litoral de Santa Catarina. Na manhã desta quarta-feira (18), cerca de 12 animais e três filhotes foram avistados na Praia da Gamboa, em Paulo Lopes, na Grande Florianópolis (SC). O turista George Nelzo Pereira, que está passando alguns dias na localidade, foi um dos primeiros a ver as baleias no início desta manhã.

—  Logo que acordei vi o grupo no mar. Uma delas estava muito perto da praia, a uns 500 metros. É muito emocionante vê-las — conta.

A temporada de observação começou no mês de julho e se estende até outubro, período escolhido pelos animais para acasalamento, parto e amamentação dos filhotes em águas mais quentes. No resto do ano, os mamíferos ficam nas águas geladas da Antartida, no Hemisfério Sul, onde se alimentam e juntam energia para as longas viagens que fazem para cuidar das crias.

De acordo com a diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch, Santa Catarina é o Estado mais frequentado pelas baleias por causa das águas mornas, preferida dos cetáceos. O aparecimento na costa ocorre, principalmente, entre o Sul da Ilha de Santa Catarina, e o Balneário Rincão, no Sul do Estado.

A franca é a segunda espécie mais ameaçada de extinção no planeta. O principal objetivo da caça é a camada de gordura, matéria-prima para produção, especialmente, de óleo.

Fonte: Diário Catarinense

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>