• Home
  • Animais são vítimas de maus-tratos no Zoo Safári de SP

Animais são vítimas de maus-tratos no Zoo Safári de SP

9 comments

Camila Marzochi
denunciaa@globomail.com

Recentemente fui ao ZooSafari (antigo SimbaSafari) e fiquei abismada com tamanha ignorância do ser humano! Sim, a ideia era ser um parque onde os animais vivem soltos, em seu ambiente ‘natural’ e nós, humanos, vamos lá para ver tal modo de vida. A verdade??

Animais são forçados a andar em bandos ao redor de um jardim

Animais são obrigados a dar voltinhas no jardim, em rebanho, e andar entre os carros para fazer a alegria dos visitantes. Alguns funcionários são munidos de varões para por ordem no local, assim, eles afugentam animais e os tiram da frente dos carros, até aí, ok.

O problema é a indelicadeza como são usados estes varões! Um jacaré, pasmem, tomou uma vassourada no rosto só porque o cara queria colocá-lo mais afastado da grade. O bichinho estava ali dormindo, nem entendeu nada, só rolou para o lado. Claro que o funcionário tem que se proteger, ainda mais no ambiente do jacaré, mas não achei certo acertar o rosto do bicho só para afasta-lo da grade.

Um macaco veio bem próximo ao carro, pois lá eles colocam cordas de ponta a ponta da ‘rua’ para que os macacos andem por cima dos carros, ao ameaçar de pular em frente ao meu, o bicho tomou uma que perdeu até o rumo! E o camelo acho que não entendeu nada andando no meio de duas filas de carros com um monte de criança gritando. Fico imaginando o stress que o bicho vive. Fiquei chocada!

Sim é uma experiência e tanto, crianças poderem vê-los de tão perto e até tocá-los. Mas quando você olha para carinha deles, pode notar que ali não são felizes. Trata-se de um trabalho escravo, é de cortar o coração!

Camelo caminha entre carros

Não sei se esta informação vale de algo, já que não tirei fotos, nem sequer filmei tais atitudes dos funcionários. Mas talvez fosse interessante uma ONG ou alguém envolvido com resgates, visitar o local, como se fosse visitante, de fim de semana quando é mais cheio e, assim, averiguar estes procedimentos.

Não sou defensora, não pertenço a nenhuma ONG, nem tampouco sou engajada com estes tipos de questão, o que me move a escrever isso é a cara de cada um dos bichinhos que ali vi. Espero poder inspirar alguma mobilização com este depoimento.

Nota da Redação: Mais uma vez temos depoimentos de pessoas conscientes sobre o sofrimento que os animais são submetidos quando confinados para exploração humana. A solução é que toda a população se conscientize sobre  as crueldades praticadas no confinamento desses animais e passem isso também às criancas. As escolas não deveriam criar passeios que envolvam a visitação a lugares que mantêm animais nestas condições. Dessa forma, o tráfico seria possivelmente controlado e esses animais poderiam ser encaminhados a um santuário de reabilitação onde receberiam o tratamento adequado e, em alguns casos, soltos em seu habitat natural.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Realmente, eu fui só uma vez e não gostei do q vi… Os animais não são bem tratados, não tem liberdade e o devido sossego…bom, já q é assim, eles deveriam ter registro em carteira e ainda ganhar insalubridade por ter que trabalhar com o bicho homem… Alguns tratadores lidam com os bichos sem amor, sem respeito, somente pelo fato de ser sua ‘profissão’. Eles tem mais direitos do que nós na verdade, pois nós q invadimos o espaço deles.

  2. nunca fui nem vou,agora por favor alguma ong protetora tome uma providencia,ou alguma rede de tv filme esse expetaculo deprimente,um lugar que e pra mostrar animais em liberdade se continuar assim vai virar circo com direito a arco de fogo e gobo da morte para macacos

  3. Acho um absurdo os maus tratos aos bichinhos e sou totalmente contra esse tipo de programa.
    Ficou tantos anos fechado e deveria ficar pra sempre…
    Abaixo o simba safári!

  4. E COM IMENSA TRISTEZA QUE ENTRO NESTE SITE. NOS ESTAMOS VIVENCIANDO A REALIDADE. ESTAMOS RECLAMANDO DO QUE? SEREMOS MESMO RACIONAIS? ESTAMOS DANDO UMA AULA DE FALTA DE CRITÉRIO E RESPEITO. SE ESTAMOS FAZENDO ISTO COM OS NOSSOS VIZINHOS HOMENS, IMAGINEM COM OS ANIMAIS. ALIAS QUE SAO MESMO OS ANIMAIS? RUI

  5. Fiz esse passeio no último sábado. Revivi minha infância, me diverti mto, acho o máximo essa proximidade com os animais.
    Qdo saí de lá, me bateu uma tristeza absurda. Conversando com o motorista que nos levou, perguntei sobre aquela matança ocorrida há um tempo, ele me informou que foram os próprios tratadores que envenenaram os bichinhos… inclusive respondem a crimes federais!
    Não me conformei com o tanto de carro dentro do zoológico, imagina a degradação de tudo aquilo? O tanto de gás carbônico aqueles bichos inalam??
    Me frustrei com o tamanho da jaula dos leões, trigres e outros animais de grande porte, pq tem que viver naquele espaço mínimo??
    Porque não colocam um trem elétrico?? Porque não fiscalizam a entrada de alimentos?? (Já q a Girafa morreu por intoxicação dos alimentos dados a ela!) Porque não cuidar bem de um lugar tão lindo e que proporciona tanta alegria??
    São mtos os porques… será que ninguém enxerga??
    Fica aqui minha indignação… é de lamentar!

  6. Acho que eles não deveriam fazer isso,bater nos coitados e faze-los andar por meio da gritaria da criançada.Mas de que outra forma poderiamos toca-los,e velos de pertinho?Acho que deveriam aumentar o Safari,para que os bichos fiquem mais a vontade,e fazer veículos como ônibus para que bichos mais ferozes pudessem ser vistos do alto.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>