• Home
  • Prefeitura sacrifica animais saudáveis em Arneiroz, no Ceará

Prefeitura sacrifica animais saudáveis em Arneiroz, no Ceará

14 comments

Raquel Dias Magalhães
raqdias.adv@gmail.com

Quero denunciar o abuso e crime praticado contra cães no município de Arneiroz, cidade pequena próxima à Tauá, no Ceará.

Esta manhã, a cachorrinha de estimação do meu pai saiu de casa, ele mora em Arneiroz. Meu pai conseguiu encontrá-la, ela estava dentro do carro da prefeitura e solicitou a liberação da mesma, mas não foi atendido.

Procurou as autoridades da prefeitura a fim de providenciar a liberação do animal. Entretanto, foi informado que a cachorra foi levada para o canil de Tauá, cidade vizinha. Passou o dia inteiro procurando as autoridades competentes em Tauá, e nada.

Pediu a minha ajuda aqui em Fortaleza e comecei a ligar para várias pessoas, falei com o responsável pela apreensão dos cachorros em Arneiroz, que passou o caso para o subsecretário de saúde da cidade,  que informou que tais animais são levados para Santa Quitéria, outra cidade do Ceará bem mais distante e que o órgão responsável pela guarda dos animais seria o DERT-CE, responsável pelas rodovias do Estado.

Liguei para o DERT em Fortaleza que disse que animais pequenos como cachorros e gatos não são levados para lá, mas me repassou o telefone de contato do responsável em Santa Quitéria que informou, contudentemente, que é a própria prefeitura a responsável pela captura e guarda de animais pequenos (cães e gatos).

Mesmo assim, me passou o celular do responsável pelo DERT em Tauá, que confirmou o procedimento. Liguei novamente para o subsecretário, falei com o Prefeito de Arneiroz e por fim, veio a notícia de que todos os cachorros que estavam no carro hoje de manhã foram sacrificados a mando do subsecretário de saúde!

O subsecretário ainda utilizou o termo “eutanásia”, entretanto, a nossa cachorra estava com a vacinação em dia, e inclusive amamentando filhotes. Estava plenamente saudável. A matança se deu no lixão da cidade, que se encontra a céu aberto, em mais uma infração à legislaçao ambiental. Minha mãe tirou foto do local e ficou de me repassar.

Um abuso!

A cachorra estava fora de casa por poucas horas, muito menos de 24 hs, meu pai identificou o animal no carro, se identificou como tutor e mesmo assim não devolveram o animal. Depois, inventaram essa história de que os animais ficariam em Tauá ou Santa Quitéria, meu pai passou o dia todo na cidade vizinha tentando localizar a cachorra e, por fim, menos de 12 horas após a captura, fizeram o sacrifício de animais saudáveis! Mesmo com a identificação do tutor, que inclusive solicitou o animal de volta!

Estamos fazendo boletim de ocorrência, mas pelo que pude verificar o sacrificio de animais no municipio de Arneiroz é uma prática reiterada, não existe um canil e não deram qualquer prazo ou justificativa para o sacrifício do animal. Não existe atestado de doença efetivado por veterinário, afinal nem mesmo canil existe na cidade.

Vários abusos e ilegalidades perpetradas, infração à legislaçao Federal lei 9605/98 e abuso de direito!

O sacrificio de animais saudáveis é uma prática bestial, vergonhosa e criminosa! Total falta de critério da Prefeitura de Arneiroz, seja em relação à falta de local apropriado para os cachorros, como a apreensão indevida, pois se não existe um local para guarda, não há que se apreender. A falta de qualquer prazo para resgate pelo tutor, as informações desencontradas e o sacrifício, são todos, cada um por si, práticas ilegais e abusivas!

O subsecretário não soube informar nem mesmo como é efetivado o sacrifício. Na verdade, não queria fazer prova contra si mesmo! Mas a julgar pela forma abusiva como tudo foi feito, creio que não teriam o cuidado de evitar-lhes o sofrimento!

Quem se apega a um animalzinho, sabe a dor que estamos sentindo! O carinho incondicional, a companhia, e até a preocupação quando ficam doentes! Não é justo com o tutor que perde um amigo muito especial, e muito menos com o animalzinho, que perde a vida por atitude grotesca e irracional do próprio poder público, que deveria zelar pela lei e a ordem.

Quero denunciar esse abuso e procurar ajuda junto aos orgãos de proteção ambiental, associação ou ministério público para mover uma ação civil publica contra a Prefeitura. Se alguém quiser ajudar ou tiver uma ideia para coibir essas sandices por favor me informe.

Contatos:

Raquel Dias Magalhães

(85) 9666-451485

(85) 32873926

Nota da Redação: Embora o Brasil esteja em evolução para uma melhora em relação aos direitos dos animais, ainda existem lugares onde o ser humano atua com irracionalidade e falta de respeito. A história de Raquel é uma que demonstra, entre tantas, que o poder público mostra-se incapaz de resolver problemas de acordo com normas e leis estabelecidas tanto em nível nacional quanto internacional. Rogamos às organizações de proteção animal e aos advogados ambientalistas, que ajudem essa família e à sociedade cearense a combater essa prática repugnante adotada pelas autoridades da região. Convocamos a todos os cidadãos brasileiros, para que junto lutemos pelos direitos desses seres que depende de nós para que tenham uma vida com a qualidade e o respeito que merecem. Vamos difundir e divulgar em todos os meios possíveis, para que os criminosos que vestem a capa da impunidade  do poder público, sejam devidamente punido e ações em relação aos animais sejam compatíveis com as normas de direito animal e ambiental, claramente expressos pela lei federal brasileira e pela Declaração Universal do Direito dos Animais, da ONU.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Raquel infelizmente isso é um absurdo que acontece em todo o país, estou há quase um mês tentando que alguém me ajude a criar um abaixo assinado contra o ASSASSINATO de animais saudáveis em centros de zoonoses, e não consegui nda!!! Se vc quiser lutar comigo nesta causa ficarei mt feliz

  2. CONCORDO COM VC RAQUEL, MAS É DEVER DO PROPRIETARIO,MANTER O SEU CAZINHO SEMPRE EM CASA,PARA SER CUIDADO, E SE QUEREMOS PASSEAR,FAZE-LO COM AS DEVIDOS CUIDADOS.USO DA COLEIRA,PRESOS POR UMA GUIA,EVITANDO MUITOS ABORRECIMENTOS.A CAPTURA E SACRIFICIOS DE CAES DAS RUAS É SUFICIENTE PARA EVITAR AS CONSEQUENCIAS DE POPULAÇÕES CANINAS SEM CONTROLE?NÃO,MAS É NECESSARIO(E TEM QUER SER FEITO PARA EVITAR RISCOS PARA A SAÚDE PÚBLICA) RECENTEMENTE UM AMIGO FICOU CEGO , POR UMA DOENÇA TRANSMITIDADE POR CACHORRO, TIDO COMO SAUDAVEL.

  3. au au au au au…vim do outro mundo para te comer! vc nao me criava direito, eu era solto na rua sabe pq? atas de comida…eu passava muita fome por isso ia pra rua.
    au au au au
    au au au au
    au au au au
    au au au au

  4. Todo Cidadão civilisado sabe; Só se deve criar qualquer animal de estimação, com responsabilidade. Sem pertubar seus vizinhos e num local adequado, pois animais soltos nas vias publicas, poe a população em risco, seja transmitindo doenças ou até mesmo podendo atacar pessoas, portanto, quem cria animal sem resposabilidades é um INRRESPONSAVEL.
    AU AU AU.

  5. TENHO RESPEITO POR QUEM TEM SEU ANIMALZINHO DE ESTIMAÇÃO, DESDE QUE ELE SEJA CRIADO SEM PASSA FOME OU QUALQUER OU TIPO DE MAUS TRATOS, POIS ANIMAL DE ESTIMAÇÃO QUE VIVE MAIS NAS RUAS DO QUE NA CASA DO SEU DONO, ELE NÃO DEVE SER CONSIDERADO ANIMAL DE ESTIMAÇÃO E SIM ANIMAL VADIO OU ANIMAL DE RUA. QUE CULPA O ANIMAL TEM POR SER CRIADO POR OUTRO ANIMAL? (O DONO)

  6. Imagino a dor que vc está sentindo.E não entendo,porque o senhor do carro não devolveu o cachorro?!Porque tal maldade e falta de responsabilidade.Não culpo apenas o subsecretario mais todos os responsaveis dos animais.Diviam mandar a ordem sobre isso.Não acho que irá chegar em tal lugar,pois o Brasil se move com curvas tortas,e consideram os animais seres que não são levados a justiça e serio nem sempre como os humanos.
    Boa Sorte e te desejo toda a força do mundo mas digo te que não é mtu bom vc deixar seus animais soltos na rua.

  7. O Ceará inteiro está sacrificando os cães. Os primeiros errados são as pessoas que os abandonam ou não os adotam. Já fiz a minha parte pois tenho uma cadela de rua que adotei. O restante dos errados é o poder público que não tem competência de dirigir os CCZ’s. Sou adestrador especializado em comportamento canino e vou dar uma orientação de graça.
    Quando os cães machos de um território são sacrificados, machos de outros lugares ocupam aquele território e o ciclo de reprodução continua. Por isso, em vez de sacrificar os cães, basta castrar os cães machos, que além de não reproduzirem, esses machos castrados que ocupam o território não permitirão que outros machos de outro território ocupem aquele espaço. Mas, o que acontece, é que muitos CCZ’s não tem interesse de usar esse procedimento correto, pois eles correm o risco de ficar sem emprego, pois não terão mais cães para matar como era feito na Idade Média.
    Sigam o exemplo do CCZ de Feira de Santana.

  8. Aqui no Brasil está muito errado!

    Eu sou alemão, nenhuma lei sabe, porque ninguém fala isto a eu.
    1. dia em Aracati – Majorlândia Praia
    (Eu treino meus cachorros eles)
    Eu abro meu ata primeiro, onde eu não vejo um único ser humano mais.
    Venha jipe uma política. O Officer adquire his/its Atiram fora, a Arma segura contra mim.
    O cachorro deve imediatamente na casa.
    Eu teria dito tiro um que diz mais, aquele Officer teria.

    Obrigado o Ceará, assim a pessoa deteriora o estrangeiros / turista

  9. MINHA AMIGA RAQUEL UMA COVARDIA ASSIM E MUITO AGRAVANTE EU MORRO NO MATO GROSSO DO SUL APEZAR QUE SOU NASCIDO EM ARNEIROZ MAIS AQUI POLITICOS FAZIAO TAMBEM IGUAU ESTE PREFEITO MAIS TEVE RESPOSTA DA POPULAÇAO HOJE ESTES MESMO POLITICOS NAO GANHA NEM PARA PRESIDENTE DE BAIRRO ESTE PREFEITO E DIS HUMANO COVARDE V,C TERIA QUE PROCURAR EM FORTALEZA A IMPRENSA PORTANTI E ATO ABISURDO QUE FERE O DIREITO ATE MESMO DAQUELE QUE ELEGEU ESTE CANALHA QUE E PIOR QUE ESTES CACHORRO QUE ELE E SUA QUADRILHA MATA GENTE ASSIM VAI DIRETO PARA O INFERNO

  10. LUGAR DE CÃES É NO QUINTAL , SOLTOS OU SEM DONO TEM QUE SACRIFICAR E SE O PROPRIETÁRIO APARECER DEVE MULTA-LO E SE ALTERAR PRENDER. TEM LEI PARA ISSO MAS NINGUÉM USA. “Lei do galo de briga” SACRIFICA O ANIMAL “galo” FAZ UM B.O. MULTA O DONO.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>