• Home
  • Polícia Civil cria Núcleo de Proteção Animal em Vitória (ES)

Polícia Civil cria Núcleo de Proteção Animal em Vitória (ES)

12 comments

Na manhã desta sexta-feira (13) na chefatura da Polícia Civil, em Vitória, ES, foi apresentado o Núcleo de Proteção Animal, que trabalhará junto à Delegacia do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural. O núcleo, que é o primeiro no país e segundo sobre proteção animal, pretende concentrar as ocorrências de maus-tratos a animais.

Foto: Reprodução/ES Hoje

Poderão ser registradas queixas quando animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos forem vítimas de abuso, maus-tratos, sejam feridos ou mutilados. O delegado chefe da Polícia Civil, Julio César Oliveira, contou que o núcleo era uma reivindicação antiga de órgãos protetores dos animais. “A solicitação para a criação do núcleo já existe há algum tempo por parte de órgãos protetores dos animais. A base de atuação é a lei 9.605/98 que dispõe sobre crimes ambientais”.

Sâmara Abrahão, da Sociedade Protetora dos Animais do Espírito Santo, contou que muitas pessoas acham que o trabalho realizado por eles é coisa de desocupado. “Ainda acham que por protegermos os animais somos desocupados. Mas não, estudos e o próprio cotidiano nos mostram que os animais têm dor, frio, felicidade, tristeza. Os animais também são vidas”. Ainda enfatizou: “Há 200 anos lutávamos pela abolição dos escravos, hoje, pela abolição dos animais”.

O delegado da  Delegacia do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, José Monteiro, explicou a função de cada órgão de defesa ambiental. “O IBAMA faz um trabalho mais administrativo, a Polícia Militar Ambiental de repressão e apreensão, o Núcleo fará a parte investigativa que poderá resultar em uma denúncia”.

Sâmara ainda alertou: “Quem comete crimes contra animais é um potencial criminoso ao ser humano. Estudos já provam isso”. O núcleo começa a funcionar na segunda-feira (16) e já receberá as denúncias.

Fonte: ES Hoje

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Preciso de uma orientação urgente.
    Temos presenciado na Praia D´Ulé (Praia da Sereia),Município de Guarapari , cães abandonados,sofrendo maus tratos,fome e doenças.Já é uma matilha com algumas fêmeas grávidas.Nenhuma medida é tomada .Que orgão público têm responsabilidade?Estes animais precisam ser protegidos e cuidados.
    Aguardo uma orientação deste.
    Saudações,
    Anny.

  2. Moro em São Cristovão de aluguel, residuo 25 anos na mesma residencia, tenhos 5 gatos ja adultos e alguns filhotes, a dona da casa esta me precionando a jogá-los fora, eu falei pra ela que tem que me dar um tempo pois ninguém quer gato já grande e pra piorar a maioria é femea.
    O que me preocupa que ela sempre esta na minha casa, ja mandou o filho dela tambem e depois ela fala que é pra deixar os animais com fome, fala pra dar veneno, eu nunca jamais iria fazer isso eu amo , amo qualquer animal. Na semana passada um gato que ficava dentro da casa dela sumiu, aí eu liguei pro 190, o gato apareceu ontem com o pescoço machucado, deve ter ficado preso, eu sei que foi a mando dela, mas não tenho como provar. Hoje 06/12/2011 ela não me deu bom dia e começou a falar, eu alterei o tom da minha voz, estou estressada, ela me chamou de mal educada, que eu não vale nada. Quando eu era adolescente ela jogou 2 gatos meus fora, jogou os filhotes na casa do vizinho aonde tem cachorro, ela é má, ela é uma senhora de idade e sempre se faz de vítima, ficou me chamando de [claudia], Claudinha foi uma inquilina que jogou ela na justiça pois ela atormentava a menina todo dia, chamava as coisas dela de lixo, tacou sal grosso no pé dela, só não foi adiante pois a Claudia não compareceu no dia.. Bom eu preciso dar meus gatos urgente, não quero que matem , nem machuque eles, preciso de alguém que cuide bem deles.

  3. Moramos Em Jardim Camburi, ao lado do nosso prédio um cachorro tem latido sem parar,está chuvendo, frio. nós ficamos nervosos, com dificuldade de dormir, e não temos como ajudar. O que fazer nestas horas? como ajudar o animal? Os donos de animais precisam pensar nos outros. nós temos animais em casa ,porem bem cuidados.

  4. ME AJUDEM POR FAVOR!!!

    OLHA SÓ. HOJE UM CACHORRO AGONIZAVA NA RUA COM CINOMOSE, CHAMAMOS A ZOONOZE O QUE NOS DISSERAM É QUE ELES NADA TINHAM COM ISSO, QUE NAO ERA RESPONSABILIADE DELES, TENDO EM VISTA QUE É UMA DOENÇA TRANSMISSIVEL PARA ANMAIS E PESSOAS. A PROPRIA GUARDA MUNICIPAL, O GUARDA DARLON LIGOU PARA ZOONOZE E FALARAM A MESMA COISA.

    POREM VERIFICAMOS QUE HÁ UMA DENUNCIA NO MINISTERIO PUBLICO QUE A TEMPOS ATRAS ELES RECOLHIAM ANIMAIS, INCLUSIVE SAUDADEIS E NADA FAZIAM ALEM DE DAR UMA INJEÇAO LETAL, POR ISSO HOJE NAO PODEM RECOLHER.

    CONVERSANDO COM FUNCIONARIOS DE LA, DISSERAM-NOS QUE ATE DINHEIRO DO PROPRIO BOLSO TIRAVAM PARADAR ASSISTENCIA ALGUMAS VEZES PARA CERTOS ANIMAIS.

    GOSTARIA DE DENUNCIAR A PREFEITURA POR NAO DAR CONDIÇOES DE TRABALHO AOS FUNCIONARIOS, E CADE OS SACOS DE RAÇOES QUE ELES GANHAM, PRA ONDE VAI: E O VETERINARIO BRUNO QUE SE NEGA DE IR ATENDER OS ANIMAIS DE RUA…

    TENHO O VIDEO DO CACHORRINHO TENDO CONVULSOES, E AINDA AS 14 HORAS ELES NADA FORMA FAZER. APOS VARIAS LIGAÇOES DISSERAM Q IAM RECOLHER, NAO SEI CADE O CACHORRO…

    MINHA IRMA RECOLHE ANIMAIS DE RUA EM SUA PROPRIA CASA PARA CUIDAR, E NADA DA PREFEITURA SE RESPONSABILIZAR PARA CUIDAR DOS MEMSOS. POREM PARARAO MIHLOES PARA SHOWS NA SEMANA DE ANCHIETA.

    AGUARDO RETORNO E CONTO COM VC.

    OBRIGADA.

  5. Na Rua Rubens Ribeiro em Santa Marta Vitória, em frente a Igreja Quadrangular, mora uma pessoa que mantém vários cachorros sem nenhum tipo de cuidado, inclusive eles gritam de fome, o portão em estado precário e os cachorros saem para rua, avançam nos andantes. A um tempo atrás veio alguém (acredito que da prefeitura) e disse não poder fazer nada, e que ninguém (vizinhos) os alimentassem. Solicito visita neste local, tanto porque nenhum vizinho pode falar nada, pois a mesma quando está em casa, faz vários xingamentos, é um tipo de vizinha que acredito ninguém gostaria de ter. Desde já agradeço, pois os animais também sofrem.

  6. No município da Serra, Espírito Santo, existe o bairro Cidade Continental onde flagrantes de crueldade com os animais acontecem com muita frequencia. Pessoas colocam animais em seus carros e os despejam neste bairro, já que é um bairro grande, cercado por área verde e na confluência entre duas praias, caminho para a praia de Manguinhos e caminho para a praia de Carapebus. Solicito às autoridades que tomem providências, pois já está se tornando problema de sauúde pública. Quando a prefeitura da Serra irá promover uma campanha de castração dos animais de rua? Sei que existem médicos veterinários e equipamentos de primeira linha para efetuar o trabalho. Só falta vontade política e respeito tanto pela população animal quanto pela população que paga impostos. Estou cansada de ver animais morrendo pelas ruas e só proliferando pois os períodos de cio produzem mais animais. É possível cuidar melhor tanto do meio-ambiente quanto dos animais.

  7. Comigo acontece a mesma coisa.Sofro por não poder ajudar uma cadela que mora nos fundos de minha casa. À vista ela é bem tratada. Levam elea passear, sempre solta. Levam ela quando vão surfar. Mas se ela faz algo errado como mexer no lixo ela é socada dentro do lixo e gritam muito com ela e batem no lixo com toda força. Quando pega manteiga, que os aborrecentes deixam sempre encima da mesa, ela come tudo e quando eles percebem duas ou até tres horas depois, cham ela aos gritos até ela chegar nafrente deles e ficar de cabeça baixa e levar tapa na cara tudo isso aos gritos. Ontem um deles enfiou o pote no fucinho dela com toda a força até ir até o olho dela e continuava apertando, gritei com ele, mas ele riu apenas . Eu falei que iria denunciar. Eles não estão nem aí. o nome de la é NOA. Não consegui até agora tirar foto ou filmar, pq na hora saio correndo tentando acalmá-los que nem lembro.
    Já avisei que fazem mais de tres anos que moro aqui e aguentei até agora sem fazer nada, mas agora acabou que eu iria denunciá-los. É uma República e todos pensam da mesma forma, isso quer dizer que são todos aborrecentes-inconsequentes (Monstros). Minha preocupação é não ter lugar onde colcoar ela e não gostaria de colocá-la junto com outros cachorros para adoção. Quem sabe um deles vai lá adotá-la e a tras de volta.
    Gostaria apenas que alguem ou um Orgão Competente me ajuda-se nesta situação. Como enviar uma Cartilha a respeito de Maus Tratos com os Animais (em nome da Instituição) quem sabe assim não precisa ser tomada nenhuma atitude drástica e eles tomem um susto. O Endereço é: Rua Bertino Borges, número 34. Bairro Antonio Honório-Goiabeiras/Vitória

  8. PRESISO DE AJUDA,MINHA CACHORRA PARIU A 2 SEMANAS E A 2 DIA ELA MORREU,AGORA ESTOU COM 3 FILHOTES QUE AINDA NÃO CONSEGUE SE ALIMENTAR SOZINHOS,TO DANDO LEITE EM UMA CHUCA MAS ELES CONTINUAM CHORANDO MUITO.GOSTARIA QUE VC ME AJUDA-SE NÃO SEI LIDAR COM A SITUAÇAO.

  9. Tem um carro branco em frente ao tribunal de contas próximo ao shopping vitória com três cachorros dentro preso a mais de 30 minutos, como posso ajudalos ?

  10. Não sei se vc pode me ajudar eu moro em Garanhuns aqui perto da minha casa
    tem dois vizinhos que estão maltratando muito dois cachorrinhos da raça pood
    eles estão passando tanta fome que estão comendo as próprias fezes e femea
    abortou de tanta fome eles amarram os bichinhos pelo meio e morrem de ri eu
    já não sei mas o que fazer porque não deixa ninguém alimenta-los eram três um já
    morreu e os outros dois se ninguém ajudar vão morrer aos poucos, os olhos deles
    estão todos infeccionados. Eu já liguei varias vezes para o 181 e 3236-8136, nada eles
    me disseram que tem que esperar de 30 a 40 dias ai vai ser tarde já pedi ajuda as
    patinhas carentes e nada eu não sei mais o que fazer.

  11. acho de suma importância a criação de núcleo, fica aqui os meus parabéns, mas gostaria que cavalos também fossem colocados como animais que sofrem maus tratos, pois vemos nas ruas (principalmente em Vila Velha), esses animais (alguns em condições precárias) puxando caroça, quando não puxando peso além do que aparentemente suportariam. mais uma vez parabéns pela iniciativa.

  12. Presencio maus tratos a dois cães todos os dias. Os mesmos passam dia e noite trancados embaixo de uma escada. Fechada por fora. Passando os mesmos por frio excessivo…calor…fome e sede. E quando acham que o cão levantou, gritam p que ele se deite. Gritam de frio, devido a umidade do local. Incrivel tanta crueldade com os bichinhos que são tão fiéis aos seus donos. Um dia abriram a portinha, e vi o cão…pele e osso.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>